GeralSociedade

31% dos eleitores deverão ter votação biométrica no Piauí

votação biométricaO presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Raimundo Eufrásio, define o projeto de estender o voto biométrico para cinco municípios no Piauí como “ousado e arrojado”. Caso os planos do TRE-PI sejam aprovados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 31% dos eleitores piauienses irão registrar os votos nas eleições municipais de 2012 através de impressão digital. As cidades que devem ter voto biométrico são Teresina, Floriano, Picos, Oeiras e Parnaíba.

“Essa proposta é visando dotar o Piauí de tecnologia de ponta nas eleições. É um projeto ousado e arrojado. Aguardamos a resposta do TSE até o final deste mês e começo de agosto. Os custos são altos e temos dotação orçamentária limitada, além de precisar fazer um recadastramento. Com o voto biométrico iríamos alcançar um universo superior a 600 mil eleitores”, argumenta Eufrásio. O número exato de eleitores é de 696 mil em um universo de 2,2 milhões de eleitores no Estado.

A escolha dos municípios que serão contemplados pelas urnas biométricas atende, além da quantidade de eleitores, questões regionais, já que Oeiras e Floriano ficam na região Sudoeste, Parnaíba na região Norte e Picos na região Sudeste, ressaltou o presidente do TREPI.

É previsto pelo TSE que dentro de oito anos, as urnas biométricas estejam presentes em todo o país.

A expectativa é que o voto realizado em urnas biométricas acelere a votação e a divulgação do resultado do pleito.

O voto em urnas biométricas foi realizado nos municípios de Piripiri e Piracuruca no pleito de outubro do ano passado. O sistema é um dispositivo capaz de reconhecer impressões digitais, comparando-as com cópias previamente registradas no sistema, e também foi utilizado em mais 60 municípios brasileiros.

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo