Depois da Revista Época, da Editora Globo, que circula em todo o mundo publicar uma reportagem no dia 20 de junho deste ano (2011), que mostra que o atual Prefeito de José de Freitas-PI, Ricardo Camarço (PPS) está corretíssimo na intensificação do Ensino Digital no seu Município, que fica a 48 km da Capital do Piauí (Teresina), outros Jornais e Sites nacionais deram destaque ao Ensino Digital que é executado em José de Freitas-PI.
No dia 11 de julho de 2011, o Jornal Brasil Econômico, de São Paulo publicou reportagem sobre o destaque do Município de José de Freitas, no Ensino Digital.
O assunto também foi divulgado pelo Globo.com; Jornal educacionista.org.br e pelo O Estado de São Paulo, que publicou a reportagem sobre o Ensino Digital em José de Freitas-PI, no dia 13 de julho deste ano (2011).
Quando Ricardo Camarço assumiu a Prefeitura de José de Freitas, no dia 29 de setembro de 2010, após o TRE-PI cassar por corrupção eleitoral, o Prefeito Robert de Almendra Freitas, existia vários computadores dentro de caixas, que faziam parte dos Programas Proinfo e Positivo, do Governo Federal, que estavam jogados em salas de Escolas do Município e ele (Ricardo) colocou para funcionar nas Escolas municipais, o que tem dado resultado positivo.
Uma das Escolas onde os computadores foram encontrados dentro de caixas, sem que fosse colocados para funcionar foi no Colégio Monsenhor Deusdeth Craveiro de Melo, que funciona no Caic, no Bairro Cidade Nova. Além de ter intensificado os Programas Positivo e Proinfo, o prefeito Ricardo Camarço levou outro projeto para o Município, o “Aplicar” que já funciona nas Escolas Municipais do Povoado Olinda e Vertente, onde os alunos já assistem aulas digitais.
O Projeto está sendo instalado em outras 15 Escolas da Zona Rural do Município. Os professores foram todos capacitados para administrar as aulas. Nesta primeira etapa serão atendidos 40 alunos do Ensino Infantil e 1.959 alunos do Ensino Fundamental.
O Programa Nacional de Tecnologia Educação (Proinfo) é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, Estados, Distrito Federal e Municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. Já o Sistema Positivo de Ensino oferece soluções educacionais para toda comunidade escolar, aliando inovação tecnológica e respeito às potencialidades individuais dos alunos e professores a uma moderna proposta metodológica de ensino.
Além disso, o Positivo coloca à disposição das Escolas Conveniadas, produtos e serviços que aperfeiçoam o trabalho desenvolvido no dia a dia escolar. Oferece, também, suporte por meio de assessorias nas áreas pedagógica financeira, jurídica, administrativa e amplo apoio em marketing. O sistema completa desde a Educação Infantil até os cursos preparatórios para ingresso no Ensino Superior com uma sólida proposta pedagógica e soluções integradas. Atualmente, o Sistema Positivo de Ensino é utilizado por 2.100 instituições de ensino, distribuídas pelo Brasil e no Japão em um universo que abrange 530 mil alunos e 53 mil Professores.
A reportagem publicada pela Revista Época, assinada pela jornalista Camila Guimarães diz que há mais de 25 anos tenta-se comprovar a eficácia do uso da tecnologia no ensino e que depois de tanto tempo está comprovado que usar a tecnologia para ensinar faz os alunos aprender mais.
A Época que circula em todo o Mundo diz em sua reportagem que dois estudos inéditos realizados recentemente demonstraram como a tecnologia ajudou a melhorar as notas de alunos da rede pública. A Fundação Carlos Chagas concluiu uma avaliação dos alunos de todas as Escolas Públicas do Município de José de Freitas, no interior do Piauí, que estudam com o apoio de lousas interativas, laptops individuais e softwares educativos e que conforme o estudo realizado, esses alunos melhoraram sua média de matemática em 8,3 pontos, enquanto os que não usam a tecnologia avançaram apenas 0,2 pontos.
O Prefeito Ricardo Camarço disse que isso é uma demonstração de que a sua administração está no caminho certo, investindo muito no ensino digital nas escolas do Município. “Saraiva, muitas crianças pobres que não sabiam o que era uma internet, agora estão felizes com o ensino digital que estamos levando para as escolas do Município”, declarou o prefeito Ricardo Camarço.
Por José Saraiva]]>