Secretaria Municipal de Educação conclui eliminatória do I Arraiá de Educação, Cultura e Arte para Todos
A eliminatória para a escolha dos grupos participantes do I Arraiá de Educação, Cultura e Arte para Todos das Escolas da Rede Municipal de Ensino organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Esperantina, chegou à sua reta final.
A primeira noite foi realizada no dia 01 desse mês no povoado Canto da Palmeira. Representando a Região I e concorreram as seguintes Escolas: Canto da Palmeira, Mocós, Lagoa da Caiçara e Malhada do Meio. Classificaram-se para a final no dia 09 desse mês, a Dança do Lampião e a Quadrilha Junina Arraiá dos Caipiras, ambos os grupos representam a Escola Municipal João José de Oliveira da localidade Canto da Palmeira.
No sábado, dia 02, foi à vez da região II participar da eliminatória que teve participação das seguintes Escolas Municipais: Lagoa Seca, Mundo Novo, Patis, Jacaré da Vermelha, Sítio do Alegre e Boa Vista dos Cariocas. As atividades aconteceram na Praça da Lagoa Seca e nesta região se classificaram a Dança do Lampião da Boa Vista dos Cariocas e a Quadrilha Junina Arraiá dos Caipiras da Escola da localidade Patis.
No domingo, dia 03, foram as Escolas Municipais da Zona Urbana que competiram no Ginásio Poliesportivo Dídimo de Castro, conseguindo se classificar para final no dia 09, a Dança da Escola Maria das Graças Rodrigues Coelho e a Quadrilha da Escola Gervásio Lages Rebêlo.
Dia 05, foi à vez da Região III com sede na localidade Campestre realizar a sua eliminatória. Em uma competição bastante acirrada entre as seguintes Escolas: KM 7, Bomfim, Campestre, Curralinhos e Limoeiro. Na oportunidade venceu a Dança do lampião da Escola do Campestre.
As eliminatórias finalizaram na noite da última quarta-feira (06), na localidade Lagoa dos Macacos, quando foram escolhidos os representantes da Região IV. O evento contou com a participação das Escolas Municipais das comunidades: Boi Velho, Lagoa dos Macacos, Fortaleza, Amargosa e Barro.
De acordo com a comissão organizadora, todos os grupos folclóricos apresentaram um nível muito elevado. No final foi escolhido o grupo de Dança da Escola da Amargosa e a Quadrilha Junina da Escola do Boi Velho.
A Secretária de Educação Vilma Amorim falou da realização do evento, confira:
“Com a realização I Arraiá das escolas da Rede Municipal de Ensino se concretiza o nosso objetivo que é a valorização da cultura popular do nosso povo, incentivando às manifestações folclóricas e descobrindo novos valores na cultura de nossa região. Diferente do que muitas pessoas acreditam as festas não são apenas entretenimento. Elas também contribuem para o desenvolvimento do trabalho pedagógico”, enfatizou Vilma Amorim.
Já o Prefeito Municipal Francisco Antônio fez o seguinte pronunciamento:
“Participei dos festivais em quase todas as regiões e constatei a organização e o grande nível das apresentações que foram muito boas. Posso dizer que este evento é muito importante para estimular a interação entre os alunos, a socialização e, até mesmo, aproximar as famílias do cotidiano escolar dos filhos. Além disso, é uma maneira valiosa de resgatar a cultura folclórica, a dança, por exemplo, contribui bastante para estimular a coordenação motora das crianças”, disse Chico Antônio.
Os vencedores de cada região irão disputar na grande final marcada para o dia 09 de julho, sábado, na Praça Leônidas Melo, valendo troféus, medalhas e viagens.
Veja alguns outros registros, abaixo:
Por Carlos Araújo
]]>