GeralPolítica

Deputada busca solução para Fazenda Esperança

Rejane DiasA Deputada Estadual Rejane Dias (PT) visitou recentemente a Fazenda Esperança, no município de Campo Maior. A instituição é mantida pela Igreja Católica e possui atualmente cerca de 16 dependentes químicos em recuperação e busca recursos para ampliação da área e do atendimento. Há aproximadamente 50 pessoas a espera por vagas.

O projeto chegou a ser iniciado, com a conclusão da alvenaria de dois alojamentos. Mas a ampliação ainda prevê refeitório, área para criação de animais e mini-fábrica de doces e outros produtos alimentícios. Ao ser concluído, o local deve receber até 60 pessoas e ser auto-sustentável. “Quando tudo tiver funcionando, não vamos mais precisar de doações e auxílio dos outros”, declarou André Felipe, responsável pela unidade.

A operação da Fazenda Esperança é fundamentada em outras instituições mantidas por congregações da Igreja Católica, cuja sede principal fica em Guaratinguetá, no Estado de São Paulo, onde os mais de 400 internos fabricam água sanitária e madeira plástica. Na unidade do Piauí os internos cultivam verduras, legumes e frutas para vender em Campo Maior. Também produzem doces e criam animais para corte.

“Com a ampliação, eles terão melhores instalações para tudo que eles produzem. Ao mesmo tempo em que esquecem o vício através de um trabalho espiritual e laboral, estas pessoas irão aprender uma profissão para sua reinserção”, declarou Rejane Dias.

A Deputada reiterou a proposta da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado para concluir os dois refeitórios, que necessitam de R$ 400 mil para ser finalizados. “Em seguida, eu e o senador Wellington Dias vamos buscar garantir junto aos ministérios recursos para concluir todo o projeto. A estimativa é que ficará faltando cerca de 2 milhões”, completou. A instituição já está recebendo parte do material para conclusão da primeira etapa.

Rejane Dias A Deputada também lembrou que na semana passada a presidente Dilma reconheceu o trabalho das comunidades terapêuticas e, com isso, vai financiar vagas para tratamento de dependentes nestas instituições. “O governo vai pagar R$ 600 por vaga, através de uma proposta nascida aqui no Piauí. E a Fazenda Esperança pode ser uma das beneficiadas”, ressaltou.

A Fazenda Esperança poderá dar mais oportunidade a pessoas como Jordani Bispo da Silva, de 38 anos, que saiu de Picos em busca de tratamento em Campo Maior. “Se eu ficasse lá talvez não daria certo. Cheguei a ter problemas com a Polícia e pratiquei crimes. Agora, estou há sete meses vivendo. Antes eu vegetava”, lembrou.

Por Mateus Noronha]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo