Foi realizado na manhã de hoje (20), na vizinha cidade de Batalha, o I Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento contou com a participação de várias autoridades do município e do estado.
O I Fórum foi realizado nas dependências da Câmara Municipal e entre as autoridades presentes estavam, a atual Deputada Federal Iracema Portella (PTB), o Prefeito Municipal Amaro Melo (PTB), o Juiz de Direito Luís Moura Correia, o Deputado Estadual Marden Menezes (PSDB), que na oportunidade representou a Frente Parlamentar de Combate às Drogas da ALEPI – Assembleia Legislativa do Piauí, do Presidente da Fundespi, José Gomes, da assessora técnica da Coordenadoria de Juventude do Piauí, Samara Martins, além da participação de vários Secretários Municipais e Vereadores do municipio, bem como também, Professores, representantes de entidades sindicais, Agentes de Saúde, religiosos e estudantes do município.
O Vereador Augusto César (PP), que propôs a realização do Fórum, destacou que um dos objetivos do evento é fazer com que cada um dos participantes seja um multiplicador das informações e discussões que estão acontecendo no município.
“Nós vereadores, que estamos sempre bem próximos da comunidade, estamos vendo o vicio destruir famílias inteiras, então entendo que é importante que se trate o uso de Drogas desde o começo”, disse.
Já o juiz da comarca de Batalha, Luis Moura Correia, falou sobre a importância de unir forças para discutir soluções no que diz respeito ao combate às drogas e ao tráfico.
“Tivemos uma apreensão grande de Drogas aqui em Batalha recentemente, inclusive com oxi, a situação aqui é alarmante. Temos que ser transparentes ao falar de Drogas, e essa é uma vantagem que vejo em Batalha; existem as divergências políticas, mas sentamos à mesa e conversamos, discutimos”, comentou o magistrado.
Para a Deputada Iracema Portella, o combate às Drogas está ganhando mais força a cada dia.
“Sinto que essa luta está conquistando mais corações, é uma luta que não tem partido, não tem ideologia, é uma luta de todos. Vivemos momentos difíceis, enfrentamos um cenário difícil, pois a cada dia surgem novas formas de drogadição, como o oxi, que consegue ser ainda mais devastador do que o crack, vicia mais rápido e mata mais rápido, mas acredito que estamos no caminho certo”, disse a parlamentar.
De acordo com ela, nunca houve no Brasil um momento tão propício para bater de frente com a problemática das drogas.
“Há mobilização do poder público e da sociedade civil organizada, isso tem muita força”, destacou.
Investir em educação para facilitar a recolocação no mercado de trabalho, e aumentar o apoio às comunidades terapêuticas estão entre as prioridades da Comissão Especial de Políticas Públicas sobre Drogas e da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas, das quais Iracema Portella é titular no Congresso Nacional.
O I Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Batalha vai elaborar um documento com proposições relacionadas ao tratamento e reinserção de dependentes químicos e combate e repressão ao tráfico no município.
Colaboração: Natacha Maranhão]]>