A Polícia Militar do Piauí irá instalar grupos de ação tática em regiões próximas as fronteiras do estado. A medida é uma resposta aos constantes assaltos acontecidos em agências bancárias em cidades de fronteira no interior do Piauí. A informação foi repassada pelo Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Rubens Pereira na manhã desta quinta-feira (16) no Palácio de Karnak.
Mesmo falando da nova ferramenta da polícia, o comandante não quis adiantar mais informações, uma vez que o planejamento agora que começa a acontecer. Os grupos serão instalados em pontos estratégicos do estado e agirá em situações de caça aos criminosos.
“Todos os soldados destinados a estes pontos serão controlados e terão formação para atuar em operações de alto risco. Muitos já trabalham na área” conta Rubens.
Rubens Pereira também afirmou que cerca de 4 viaturas já chegarão ao estado para dar início ao projeto. A medida faz parte da Secretaria de Segurança com o Ministério da Justiça. Otimista, o comandante da polícia disse que tem a expectativa de lançamento desse projeto ainda para este ano.
Novos Policiais, Bombeiros, Delegados e Agentes Penitenciários
A entrevista com o Coronel Rubens Pereira aconteceu no Palácio de Karnak, antes do início da solenidade de nomeação de Delegados, Policiais Militares, Bombeiros e Agentes Penitenciários.Ao todo foram 171 PMs, 13 Delegados de Polícia Civil, 50 Agentes Penitenciários e 33 Bombeiros.
O governador Wilson Martins assinou o decreto juntamente com o Secretário de Segurança, Robert Rios, o Deputado Wilson Brandão e Henrique Rebelo.
Em sua grande maioria, os Policiais Militares e Delegados irão para o interior do estado. Os policiais que ficarem na capital serão destinados ao programa Ronda Cidadão, que já tem planejamento para iniciar na Zona Leste e Sul de Teresina.
Segundo o Comandante do Policiamento da Capital, Coronel Albuquerque, a ação do Ronda Cidadão,que atua nas zonas sudeste e norte, tem mostrados resultados positivos.
No primeiro trimestre deste ano a média de homicídios caiu em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Se até o final do ano essa média se manter, conseguiremos estabilizar o Piauí como estado com menor número de homicídios no Brasil” contou o Coronel Albuquerque.
Os profissionais nomeados nesta manhã foram convocados no último concurso público realizado pelo Governo do Estado.
Fonte: Acesse Piauí
]]>