Arte e CulturaGeral

Quadrilha Asa Branca suspende suas atividades por falta de apoio financeiro

Asa Branca na final cidade juninaApesar de serem o grande símbolo do São João, as Quadrilhas Juninas estão perdendo espaço na cidade de Esperantina e na região. A falta de apoio financeiro por parte do Poder Público, do comércio local , além dos  recursos escassos são motivos apontados por quadrilheiros do município como justificativa do cancelamento de completas atividades de alguns desses importantes grupos.

A exemplo da Associação Folclórica Retiro dos Ciganos que suspendeu todas as suas atividades desse ano, a Quadrilha Junina Asa Branca que há sete anos vem fazendo a alegria dos esperantinenses e da região, também suspendeu suas atividades recentemente que estava programada para acontecerem nesse ano de 2011.

“Não temos apoio, sempre mandamos projetos para várias empresas, para órgãos públicos e sempre ouvimos as mesmas desculpas”, declarou Ricardo Melo um dos coordenadores da Quadrilha Junina Asa Branca.Ricardo Melo

Ricardo Melo alega que a evolução das Quadrilhas Juninas fez com que os gastos aumentassem e isso dificultou o trabalho dos quadrilheiros.

“Hoje temos um espetáculo de dança, pagamos coreógrafo, cenário, Banda musical, figurino, fogos, aluguel da sede, sem contar gastos com transporte para participar dos concorridos Concursos em outras cidades”.

Ricardo Melo explica que para montar uma Quadrilha profissional, por exemplo, gastam-se pelo menos R$ 20 mil. Para conseguir montar o espetáculo, os membros das Quadrilhas realizam bingos, festas e diversas outras atividades para angariar recursos, mesmo assim, o valor arrecadado nunca cobre as despesas dos grupos. Os valores das premiações são irrisórios se comparados com a estrutura que cada quadrilha gasta para se apresentar.

“Insistimos porque gostamos e acreditamos nessa cultura, de já pedimos desculpas aos nossos colaboradores, aos simpatizantes da Asa Branca e aos esperantinenses. Que esse tempo onde a gente vai fazer o papel de “platéia” possa servir pra fazermos uma reflexão de tudo o que passou. Se é o fim do nosso grupo ainda não sabemos, assim como a fênix (pássaro da mitologia grega) podemos renascer ainda mais forte e/ou a Asa Branca pode se tornar uma boa lembrança para muitas pessoas”, finalizou Ricardo Melo.

]]>

Um Comentário

  1. A Quadrilha Asa Branca nesses últimos anos tem representado muito bem a nossa cidade, é uma pena que ela está acabando, a culpa de quem será: dos quadrilheiros ou da falta de apoio do poder público?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo