Geral

Milhares de fieis comparecem ao festejo de Santa Luzia na cidade de Luzilândia

Teve inicio na última terça-feira (03/dezembro) os festejos da padroeira Santa Luzia na cidade de Luzilândia, com uma procissão que contou com inúmeros fieis da região. Milhares de pessoas, carregaram o mastro da Santa, entoando o hino da padroeira. A procissão terminou em frente à igreja matriz, onde o mastro foi erguido.
Santa Luzia nasceu em Siracusa em 281 da era cristã, descendente de família patrícia e abastada. Sua mãe, Eutíquia, era uma nobre matrona que a educou na fé cristã. Naquela época, o cristianismo estava triunfando lentamente sobre o mundo pagão. Era uma época em que defender a fé caracterizava risco mortal.

Luzia, ainda moça despertou o interesse de um rapaz pagão que se dizia apaixonado. Mas ela havia se consagrado totalmente a Deus pela renúncia do amor carnal, das paixões terrenas e da vida conjugal.

Naquela época, Diocleciano, imperador romano, havia instaurado a 10ª perseguição contra o cristianismo nascente. Para os cristãos não restava outra escolha a não ser sacrificar-se aos deuses e ao imperador, ou o martírio.

Rejeitado por Luzia, o pretendente valeu-se do decreto imperial que ordenava a perseguição aos cristãos, como instrumento de vingança, e a denunciou ao prefeito de Siracusa, Pascásio, que não perdia tempo em fazer algo para agradar ao imperador.

Presa, Luzia negou-se a render culto aos ídolos. Irritou o Prefeito Pascásio que a condenou à pena capital. No dia 13 de dezembro do ano de 304, era decapitada. Foi o seu “dies natalis”, o dia do seu nascimento, como a Igreja denomina, na vida dos santos, a data em que nascem para a vida eterna.

Programação
04/12/2008: tema: os verdadeiros discípulos de jesus.
05/12/2008: tema: seja feita a segunda a sua vontade.
06/12/2008: tema: Vão e anunciem o reino do céu está próximo.
07/12/2008: tema: Prepare os caminhos do senhor.
08/12/2008: tema: Para deus nada é impossível.
09/12/2008: tema: A vontade do pai é que todos cheguem a salvação.
10/12/2008: tema: Jesus é o mestre com fardo leve.
11/12/2008: tema: Quem têm ouvidos ouças.
12/12/2008: tema: Feliz aquela que acreditou.
16:00h: carreata de santa luzia, pelas ruas da cidade com a imagem da padroeira. saída da igreja matriz (motos e carros).

13/12/2008: dia da festa
07h – Missa solene em honra a santa luzia
09h – Missa festiva
12h – Missa em honra a santa luzia.
16h – Missa de encerramento.
17h – Procissão com a imagem de santa luzia.

*Fonte: Jornal de Luzilandia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo