Governo Federal faz acompanhamento das obras do PAC no Piauí
A assessora da Presidência da República, Regina Ramos, participou, na tarde da última quinta-feira (26), de uma reunião na Caixa Econômica Federal para fazer o acompanhamento de projetos do Programa de Aceleração do Crescimento no Piauí. Regina faz parte da Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) e atua como interlocutora entre o Estado, municípios e o governo federal.
A reunião, denominada Grupo de Gestão Integrada – GGI, é realizada mensalmente entre a Caixa Econômica Federal, a Coordenadoria Estadual do PAC, os órgãos executores dos projetos e o Ministério das Cidades, através de videoconferência. Na reunião desta tarde, o tema debatido foi a habitação, com a presença do diretor geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional, Gilberto Medeiros, e seus assessores.
De acordo com Marcelo Diniz, que coordena os projetos do PAC na Caixa Econômica, nessas reuniões cada projeto é discutido detalhadamente e são feitas observações, definem-se prazos para determinadas ações com o intuito de dirimir as dificuldades encontradas na execução do projeto. O Residencial Jacinta Andrade é o principal projeto de habitação no Piauí.
A obra envolve recursos de R$ 147 milhões e a construção de 4.300 unidades habitacionais. O residencial contará com escola, creche, centro cultural e posto de saúde. Em junho, duas mil unidades serão entregues pelo Governo do Estado e até o final do ano o empreendimento deve ser concluído.
Regina Ramos é responsável pelo acompanhamento do PAC no Piauí, Maranhão e Ceará,e como ocupou o cargo recentemente, a assessora explica que está em um processo de construção de relacionamento e que quanto mais próxima ficar do Estado e municípios mais fácil será identificar as dificuldades e encontrar as soluções.
“É perceptível o envolvimento que o Estado está demonstrando para realização das obras do PAC, e é isso que o governo federal quer também. Através desses encontros e dos diálogos é possível identificar os impasses e trabalhar no sentido de proporcionar avanços na execução dos projetos do Estado e dos municípios”, enfatizou Regina.
Por Larissa Gomes]]>