A Frente Parlamentar de Políticas Públicas sobre Drogas vai solicitar a ampliação do número de Centros de Apoio Psicosocial (CAPs) para dependentes de Álcool e Drogas em todo o Estado. A decisão foi discutida após a visita que integrantes da Frente visitaram no último domingo as instalações do CAPs da Zona Sul.
Participaram da visita a deputada estadual Margareth Coelho, o deputado Gessivaldo Isaías e a deputada federal Iracema Portela. A presidente da Frente Parlamentar, deputada Rejane Dias, destacou que o CAPs é um programa federal realizado em parceria com as prefeituras municipais e que prestam um excelente serviço para pessoas dependentes de álcool, drogas e com transtornos mentais.
“Mas a quantidade é insuficiente. Dos quatro CAPs que existem em Teresina, apenas um é para tratamento de dependentes de álcool e drogas, que são chamados de CAPs-AD. Os demais são para as pessoas com transtornos. Dos 31 que existem no Estado, apenas 4 são AD: o de Teresina, Picos, Piripiri e Parnaíba. Uma cidade como Floriano, por exemplo, não possui uma unidade para os dependentes”, ressaltou a deputada.
Além disso, faltam profissionais para atender a demanda. “No CAPs da zona Sul existem apenas dois psiquiatras e dois clínicos para atender mais de 300 pessoas que participam das terapias realizadas todos os dias”.
A Frente agora deve encaminhar pedido ao governo federal e ao Ministério da Saúde para estudar a possibilidade de ampliação dos CAPs em todo o Estado. “Vamos pedir o apoio de nossa bancada federal para que este pleito seja atendido o mais rápido possível”, completou a deputada.
Por Mateus Noronha]]>