Secretaria da Educação define Equipe Técnica que vai elaborar o Plano de Ações Articuladas–(PAR) de Esperantina
A Secretária Municipal de Educação Vilma Amorim reuniu-se na última segunda-feira (16), com os coordenadores da referida Secretaria para a formação da equipe técnica que vai elaborar o Plano de Ações Articuladas – PAR – 2011/2014 em Esperantina.A partir da adesão ao Plano de Metas, os estados, os municípios e o Distrito Federal passaram à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR). A partir de 2011, os entes federados poderão fazer um novo diagnóstico da situação educacional local e elaborar o planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no Ideb dos últimos anos (2005, 2007 e 2009).
A equipe da Secretaria Municipal de Educação escolhida ficou assim definida: A Secretária Vilma Amorim, os Coordenadores José Américo, Antônia Quaresma, Elissandra Pontes, Célia Ibiapina, Sônia Nóbrega e Francisca Maria (Maninha).
Nos próximos dias serão definidos os nomes de dois professores e um diretor, um representante de pais de aluno ( Rede Municipal de Ensino) e representantes de outras instituições (setor público e privado)
O PAR é um instrumento de planejamento e gestão. Ele é dividido em quatro áreas: gestão educacional; formação de professores e de profissionais de apoio escolar; práticas pedagógicas; infraestrutura física e recursos pedagógicos. Os planos estaduais e municipais devem apontar os objetivos a serem alcançados para que a educação melhore e alcance ou ultrapasse as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, municípios e Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.
O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em vinte e oito diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilham competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.
Por Carlos Araújo
]]>
Estamos iniciando uma nova etapa do Plano de Ações Articuladas.
O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação deu início ao Plano de Ações Articuladas em 2007. Nosso objetivo tem sido a implementação de uma política pública dirigida para a melhoria da qualidade de ensino na educação básica, de acordo com princípios constitucionais (art. 206), e conforme o estabelecido no Decreto 6.094, de 24 de abril de 2007, no Piauí os 224 municípios tiveram seus Planos aprovados pelo Ministério da Educação.
Desde seu início, o PAR, tem sido uma oportunidade de aprendizagem na elaboração e implementação de uma política pública de amplo alcance. Promovemos encontros visando esclarecer dúvidas e levar informações acerca do programa em suas várias etapas. Com o desenrolar dos trabalhos, percebemos que o desenvolvimento de um programa dessa amplitude é um processo de longo prazo, que requer a colaboração de muitos parceiros e a criação constante de soluções para dificuldades que surgem ao longo do processo.
Para sanar essas dificuldades e auxiliar os municípios na implementação de seus planos, o FNDE apoiou a formação de parcerias entre as Secretarias de Educação, UNDIMES e/ou Universidades Federais. Estas estruturas, criadas, em sua maior parte no momento de lançamento do módulo de monitoramento do PAR, atuou no apoio à realização do monitoramento e no acompanhamento à execução dos Planos. Temos hoje um programa consolidado, que já faz parte da gestão da educação em todo o Estado.
Portanto, para a elaboração do PAR para o período de 2011-2014, realizaremos o ENCONTRO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS – PAR DOS MUNICÍPIOS PIAUIENSES, juntamente com a UNDIME e UFPI com o apoio do MEC, nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2011 , a fim de reforçar a importância do planejamento para melhoria da gestão das Secretarias e, orientar na elaboração do novo PAR. Para isso, solicitamos a sua presença, bem como do Prefeito Municipal e um Técnico em Gestão da SME, para participarem do referido evento a realizar-se no Atlantic City em Teresina – PI.
Contamos com a valiosa participação de todas vocês no cumprimento de mais essa etapa.
Renato Lima
Supervisor/PAR-PI
SRA SECRETÁRIA DE EDUCAÇAO NAO SEI SE É DO SEU CONHECIMENTO MAIS A ESCOLA MUNICIPAL SANTA LUZIA ESTA A MUITO TEMPO SEM UM BEBEDOURO AS CRIANÇAS ESTAO BEBENDO EM UM BALDE ISSO É INACEITAVEL SRA SECRETÁRIA AS CRIANÇAS DAQUELA ESCOLA SAO TRATADAS COMO ANIMAIS Q A SENHORA POSSA TOMA AS DEVIDAS PROVIDENCIAS PQ SAO CRIANÇAS CARENTES MAIS SAO SERES HUMANOS .A AGUA DO BALDE FICA COMPLETAMENTE SUJA SUJEITA ATE O MOSQUITO DA DENGUE.PEDIMOS URGENCIA POIS JA FAZ MT TEMPO Q ISSO VEM ACONTECENDO.
Claudia é louvável sua denúncia. A Secretária Vilma não tinha conhecimento desse caso, mas, já está tomando todas as providências para resolver essa situação. Obrigado.
Assessoria de Comunicação – SME