O RETORNO DO CHICO: nem farsa nem tragédia, apenas diferente
Muitos esperantinenses petista, não petista, aliados e adversários do governo Chico Antônio estão a se perguntarem: se o Chico Antônio voltar à prefeitura como será a retomada de seu novo governo? Esta simples pergunta suscita duas linhas distintas de respostas: a primeira é um caminho mais fácil: dar continuidade à política administrativa como vinha sendo praticada, mantendo a mesma assessoria, o mesmo estilo de gestão, o mesmo ritmo de trabalho, etc. Outro caminho, trabalhoso e áspero, será a realização de mudanças profundas no jeito de administrar. Ou seja, afastar-se do modo administrativo tradicional-conservador e aproximar-se de um modo inovador de governar que vem dando certo, nas ultimas décadas, em muitos municípios brasileiros, a exemplo de Fortaleza (CE), Recife (PE) e Porto Alegre (RS), entre muitos outros.
A receita é simples: inserir a participação popular na gestão da prefeitura em todas as instâncias, com conferências, audiências, plenárias e reuniões para debater os problemas municipais, e juntos descobrirem possíveis soluções; oportunizando, assim, o efetivo controle social e a transparência dos gastos da prefeitura por meio da prática do Orçamento Participativo. Fundamental, também, será adotar outra postura no estilo de se relacionar com a população, com os gestores e com a sociedade em geral; e desburocratizar o acesso ao prefeito, ouvir mais os munícipes, dar encaminhamento efetivo aos problemas que lhe são apresentados e cobrar soluções eficazes aos seus auxiliares.
É necessário, por exemplo, por em prática o Planejamento Estratégico Operacional, que contém as prioridades, as metas e as ações a ser realizadas em 2011. Este, disponível desde fevereiro nos computadores da Secretaria de Administração e Planejamento, sob responsabilidade do secretário, que nem sequer o distribuiu para as demais secretarias da Prefeitura.
O que está se dizendo, portanto, é que uma eventual retomada do governo do Chico Antônio precisaria ser diferente daquele praticado até o momento de sua saída. Deveria ser um novo governo.
Nesse sentido, Karl Marx, em seu livro “O 18 Brumário”, onde analisa o período revolucionário francês e o governo de Bonaparte, no século XIX, abre a discussão se referindo ao filósofo Hegel, que teria afirmado: “os fatos e personagens de grande importância na história do mundo, ocorrem, por assim dizer, por duas vezes”, e acrescentou Marx: “a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”. Assim, espera-se que uma eventual volta do Chico Antônio à prefeitura não seja nem como tragédia e tampouco como farsa, porém, um governo efetivo, reto, corajoso e implacável com os limites administrativos. Daí o imperativo de operar mudanças na gestão, no modo de conduzir a prefeitura e no seu jeito de fazer política. Pois uma expressiva parte da população esperantinense parece estar cansada das tragédias e farsas políticas a que foi submetido aquele município ao longo de anos, e isto, por si só, justifica as mudanças.
Para que isto aconteça, será necessária uma repactuação da aliança partidária que levou o Chico à prefeitura. (Re)acordar e distinguir, por exemplo, o papel dos partidos na relação com o governo local (que é de garantir a governabilidade); definir a função de aliado tático e aliado estratégico na construção e condução de um projeto para Esperantina; e clarear o papel da sociedade civil organizada e das instituições públicas governamentais, um capital social e institucional fabuloso até então pouco aproveitado. Em resumo, um governo que promova uma “concertação” (argumentação, combate, debate, acordo, pacto) pelo desenvolvimento de Esperantina.
Por Francisco Mesquita (Professor e natural de Esperantina)
]]>
Caro Companheiro Mesquita,
Foram sugeridas formas inovadoras de governar e todas rejeitadas por Chico Antonio, pois pra ele só existia o modelo WDias de governar… E assim perdeu a oportunidade de fazer um governo diferente. E determinado em seguir cegamente as práticas governistas de WDias, e ainda, tomado por uma obcessão em incriminar o ex-prefeito Santolia, ele não se dava conta que o tempo passava e que seu governo não decolava. E assim seguia o seu governo, sempre plagiando WDias e condenando Santolia – Governo sem identidade própria. E ainda, nessa dúbia Crise Existencial acabou incorporando (involuntárias ou não) as práticas ilegais, imorais e amorais (presentes ou não) nos governos WDias e Santolia.
Disse tudo. A minha maior decepção em relação a administração do Chico foi exatamente pela falta de transparência, comunicação e participação popular. Com uma péssima assessoria e um jeito “na dele” de administrar C.A. perdeu a oportunidade de revolucionar essa cidade de forma positiva.
Eu lamento que não tenha dado certo, mas não acredito que possa ser diferente.
Mestre Mesquita, estás muitos anos ausente da terrinha, não conhec a realitade local (ATUAL), Chico foi muito mal assessorado, chico perguntava como estava a cidade e os falsos amigos afirmavam que estava tudo bem, será se os que afirmavam que estava tudo bem é amigo do Chico? Fuxico como levavam para o Chico não estava escrito! Chico acorda!!!!! O secretario Sampaio de prejudicou demais!!!! Manuel FIlho !!!!! Pratocolo!!!!! Sueli !!!!! Edmilsom !!!! …….. Renova se não vai responder processos pelos outros. Moro Rua Projetada 11 N% 115 Chapadinha N
Cara Maria dos Remedios da Silva, com o que você declara , o prefeito atual continua com este mesmo secretariado ?
Pois caminha para o mesmo caminho , fazer nada.
E continua a Esperantina a ser penalizada, mais uma vez.
Boa tarde!
Parece que dona Maria dos Remédios é uma pessoa muito proxima da administração… ou seja talvez uma ex:babona do ex:prefeito chico Antonio, que não tinha e nem tem corragem suficiente pra falar na lata… o endereço que ela coloca é um endereço de um local de distribuição de internet “fraldulenta” que já foi até fechado pela anatel… dona maria se você que eu penso, tem uma reputação incoparavel.
mas vamos aos fatos: Chico ANTONIO DEVE ADMITIR QUE ERRO, EM SUA ADMINISTRAÇÃO, POR SUA FALTA DE PRESENÇA NA PREFEITURA, NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO, NA MÃO ABERTA COM OS SECRETARIOS E LIDERES POLITICOS, POREM ACHO QUE TEM TEMPO DE CORRIGIR ESTES ERROS… TEM UMA COISA QUE NÃO SE PODE NEGAR É O PREJUIZO CAUZADO A POPULAÇÃO OU SEJA PELA OMISSÃO E FALTA DE CONHECIMENTO DOS ATORES E LIDER ESPERANTINENSES… QUE COLOCARAM CHICO ANOTNIO A FRENTE DE UM PROJETO DE INOVAÇÃO E NÃO SOUBERAM COBRAR AS REALIZAÇÕES…. O GOVERNO DE CHICO ANTONIO FOI UMA TREMENDA FALTA DE PULSO POLITICO ADMINISTRATIVO DELE! POREM MESMO ESTANDO LONGE ACREDITO QUE O MESMO PODE REVERTER ESTE QUADRO… QUE NÃO É BOM
BOA SORTE ESPERANTINA!…BOA SORTE CHICO
FRANCISCO