GeralPolícia

Presos ameaçam nova rebelião no presídio de Esperantina

Penitenciaria-de-EsperantinaO Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Secretaria de Justiça do Piauí – Sinpoljuspi – denunciou nesta quinta-feira (14) que presos estariam recusando a entrada de novos detentos na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebêlo, em Esperantina.

O motivo seria a superlotação da unidade. No pavilhão B, teria se tentado um motim.

Segundo o Sinpoljuspi, a Polícia Militar foi acionada para conter o motim hoje durante uma vistoria. O chefe de disciplina do presídio, Agente Evaldo Cortez, negou que presos tenham se rebelado, mas afirmou que o clima é de insatisfação e propício para uma nova rebelião, como a que ocorreu em novembro de 2010. Na época, presos destruíram instalações hidráulicas e elétricas e parte da estrutura de um pavilhão com mais de 20 celas.

Por conta da rebelião do ano passado, a capacidade de 157 presos da unidade foi reduzida pela metade. No entanto, hoje o presídio conta com 156 detentos, 90 deles em um único pavilhão onde deveriam estar 40.

Evaldo Cortez informou que mais uma vistoria determinada pela Secretaria de Justiça foi realizada hoje. Um preso foi flagrado com pequena quantidade de maconha, droga que foi apreendida. Também foram achados objetos pontiagudos retirados da estrutura das camas das celas, que poderiam ser usados como armas em brigas entre os detentos.

De acordo com o chefe de disciplina do presídio de Esperantina, a situação é tranquila e os ânimos dos detentos foram acalmados, ainda que exista o risco e uma nova rebelião.

O tenente Anselmo Portela, diretor de presídios da Secretaria de Justiça, falou que a situação está sob controle e não houve tentativa de motim. Segundo ele, já foram identificados alguns presos que teriam incitado os demais a se rebelarem por conta dos problemas da unidade, mas só existiram manifestações comuns e contornáveis do sistema prisional.

Fonte: Cidade Verde]]>

3 Comentários

  1. não sou contra a presença de um presídio em Esperantina, só acho que quem trouxe ele para cá deveria dar as mínimas condições para que ele funcione com dignidade e principalmente SEGURANÇA!

  2. Se o diretor de presidios e chefe de disciplina disseram que não teve tentativa de rebelião, porque que o título da matéria está dizendo justamente o contrário?? … ahhhh, “jornalistas”.

  3. Esta foi e é a única obra feita pelos Themístocles em Esperantina. Eles não estão nem aí, eles não moram mesmo por aqui. Eles nuncam falam que fizeram esta maldita penitenciária no meio de nossa cidade. Isto é um verdadeiro barril de pólvora, a qualquer momento vai explodir. Os cassas prefeito é que deveriam está lá dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo