UFPI entrega certificados dos cursos do GDE e ERER em solenidade realizada na cidade de Esperantina
Os 100 professores dos municípios de Esperantina, Batalha e São João do Arraial que concluíram os cursos Gênero e Diversidade na Escola – GDE, e Educação Para as Relações Étnicas Raciais – ERER, promovidos pela a Universidade Federal do Piauí receberam seus certificados na noite da última sexta-feira, dia 08 de abril em solenidade realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação em Esperantina.Na oportunidade representantes da Universidade Federal do Piauí e tutores dos cursos participaram do evento que contou ainda com a presença da Secretária Municipal de Educação Vilma Amorim, Antonio Carlos coordenador local do pólo da UAB e do vereador Domingos Luis.
Com seis meses de duração os cursos ERER e GDE iniciaram no mês de outubro de 2010 e foram concluídos em março de 2011 com carga horária de 180h/aulas e 200h/aulas respectivamente.
Os cursos que contaram com a parceria da Secretaria Municipal de Educação/UAB e UAPI fazem parte do Programa Rede de Educação para a Diversidade, promovida pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação (MEC). Foram realizados na modalidade “à distância” através da Plataforma Moodle, mas com alguns encontros presenciais no pólo da UAB em Esperantina.
Na coordenação do ERER a Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz Sousa coordenadora pedagógica do CEAD/UFPI e teve como tutoras presenciais as professoras Maria dos Milagres e Josélia Veras e à distância as professoras Luiza Maria Moreira Solano e Claudete Santana.
Na coordenação do GDE a Prof.ª Dra.ª Maria do Carmo Alves Bomfim, SECAD/MEC) que foi representada na solenidade pela a Professora da UAPI Edinelza Maria. O GDE teve como tutores presenciais os professores Antonio Rodrigo e Francisco Bernardo Albuquerque e tutores à distância os professores Josélia Castelo Branco e Carlos Samuel e como formadoras as professoras Francilene Brito e Maria do socorro da Costa Machado.
Os cursos tinham como meta capacitar professores para trabalhar em sala de aula o Ensino da África. A lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003 que alterou a lei 9.394/96 foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República. Essa lei determina a inclusão no currículo da Rede oficial de Ensino, fundamental e médio, em instituições públicas e particulares à obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira e Africana”.
O conteúdo programático refere-se ao estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional tendo como objetivo resgatar a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política.
Após a solenidade de entrega dos certificados a Secretaria Municipal de Educação ofertou um coquetel aos participantes do evento.
Colaboração: Por Carlos Araújo]]>