Cinco presos fugiram no final da madrugada desta sexta(01) da Penitenciária Mista de Parnaíba. Eles estavam na cela coletiva 1, serraram as grades e pularam o muro. Dois foram capturados pelos Agentes Penitenciários ainda nas proximidades do Presídio. Esta é a segunda fuga em menos de três meses do local.
Segundo os Agentes, que não quiseram se identificar, os detentos estariam aproveitando a visita semanal de um grupo religioso. Eles estariam no local toda quinta-feira e ao ligar o som para iniciarem o culto, os detentos estariam aproveitando para serrar as grades. “Eles deviam está fazendo isso toda quinta, até a grade ceder. Como tem o barulho, os Agentes não conseguem detectar a zoada”, afirmou um Agente.
Os Agentes disseram que a manifestação religiosa acontece das 19:00 às 21:00 horas e às vezes se estende mais. Eles alegam que o culto acontece em horário não permitido pelo regulamento. Os presos eram da comarca de Teresina.
Foram recaturados: Luiz Luiz Claudio da Silva e Rafael de Oliveira Carvalho que foram presos por furto. Ainda estão foragidos: Francisco Brito Ferreira, 35 anos, conhecido por Paulista preso por extorção mediante sequestro. Segundo diretor do presídio, Capitão Gerson Reis, o mais perigoso; Franciano Pereira da Silva, 20 anos, vulgo Neguim foi preso por furto e Rosinaldo Lopes Favacho, 22 anos, conhecido como Parazim ou Monguinha ele tirou o cavanhaque ontem e estava preso por furto.
De acordo com o Diretor de Presídios da Secretaria de Justiça, Tenente Ancelmo Portela, a assistência religiosa é um direito dos presos e o horário de realização é determinada pela direção da Penitenciária.
“Estamos averiguando quando eles começaram a serrar as grades. E fazendo diligências para prender os outros. A Penitenciária de Parnaíba era um mercado público que foi adaptado para presídio, por isso possui uma estrutura falha, mas ao longo dos anos estamos tentando melhorá-la à medida do possível”, destacou Ancelmo Portela.
O Diretor de Presídios disse ainda que será aberta uma sindicância para apurar como os presos estavam serrando as grades. “Vamos averiguar em quais circunstâncias as grades foram serradas”, finalizou Ancelmo Portela.
Armas dos Agentes
Os Agentes Penitenciários de Parnaíba reclamam que até mesmo para capturar os presos têm que improvisar, já que as armas existentes estão obsoletas e só possui uma algema de mão e outra de pé.
Nova Penitenciária
Portela revelou ainda que um novo Presídio será construído no litoral piauiense. O projeto está sendo adaptado, mas a verba federal já está garantida. “O projeto era para Teresina, mas estamos sendo adaptado para construir dois: um em Parnaíba e o outro em Floriano. O prazo é o mais breve possível e vamos tornar o atual em um presídio semiaberto”, finalizou.
Fonte: Blog do Pessoa]]>