A Secretaria de Saúde do Estado registrou aumento de 100% da procura de testes de HIV apos o Carnaval deste ano.
“Realizamos quase trezentos atendimentos na semana que sucedeu o Carnaval. Todos sentiram-se mobilizados para realizar a testagem que, de certa forma, ainda causa medo”, afirma a Coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento do Estado – CTA, Laiana Mendes.
A campanha de combate a AIDS e doenças sexualmente transmissíveis durante o Carnaval enfatizou a importância da realização do teste. O foco da campanha esse ano foram as mulheres. Dos 254 testes para HIV feitos pelo no CTA, 137 foram realizados em pessoas do sexo feminino, incluindo detentas da Penitenciária Feminina.
O teste rápido de HIV apresenta resultado em menos de vinte minutos. O interessado em realizar o diagnóstico recebe aconselhamento antes e depois do teste. “Durante o pré-teste, uma equipe passa informação sobre as doenças sexualmente transmissíveis, uma espécie de aconselhamento. Após o resultado do teste, essa mesma equipe especializada realizada o que se denomina acolhimento emocional, em caso de resultado positivo”, explica Laiana.
A maioria dos testes realizados recentemente deu negativo para HIV/Sífilis.
No carnaval 2011 foram distribuídos em todo o Estado mais de quatro milhões de preservativos. Fonte:Cidade Verde.com]]>