Brasília: Rejane participou de ato sobre Síndrome de Down
A Deputada Estadual Rejane Dias (PT), foi uma das convidadas para o Ato Comemorativo pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, que aconteceu recentemente no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. O evento foi organizado pelo Deputado Federal Romário (PSB-RJ) e teve a presença do senador Lindbergh Farias. Ambos são pais de crianças com down.
A programação contou com palestras sobre avanços médicos em relação à deficiência e melhora da qualidade de vida e sobre a socialização das pessoas que vivem com a síndrome. Durante o evento aconteceram apresentações teatrais e de dança com a participação de pessoas com down.
“Eventos como estes são muito importantes por vários aspectos. Um deles é levar às famílias das pessoas com a síndrome informações sobre as novidades médicas e terapêuticas para se conviver melhor com deficiência. Mas, além disso, há as questões que tratam de inserção dos portadores de down na sociedade e no mercado de trabalho”, comentou a Deputada Rejane Dias.
Ela acrescentou que há vários casos, no Brasil e no Piauí, de pessoas portadoras de down que levam uma vida praticamente idêntica a de qualquer pessoa: trabalhando, convivendo com amigos e participando de atividades de lazer.
“Precisamos aumentar a informação à sociedade sobre a síndrome de down. Com mais informação, reduziremos a conceito pré-concebido de que a pessoa com down é incapaz e difícil de conviver. Pelo contrário, com um apoio e orientação correta desde a descoberta da deficiência e a interação social, muitas destas pessoas podem ter uma vida praticamente normal, como qualquer outra”, explicou a Deputada.
A Deputada Estadual Rejane Dias é idealizadora do Centro Integrado de Educação Especial (CIES). A entidade trabalha com crianças de 0 a 14 anos com deficiência mental e síndromes (down e autismo) com o objetivo de incluí-las na escola regular. “Este serviço vem sendo muito importante para a vida das pessoas com este tipo de deficiência e suas famílias e, por isso, precisa ter continuidade”, completou.
Colaboração: Mateus Noronha
]]>