O curso Técnico de Arbitragem das modalidades voleibol, futebol e futsal será aberto, nesta sexta-feira (18), a partir das 19h, na cidade de Morro do Chapéu, região Norte do Estado. A solenidade será no Auditório da Prefeitura do município.
O curso, que será ministrado por uma equipe de profissionais do Departamento de Desporto da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), é gratuito e tem como público-alvo, árbitros amadores, técnicos, atletas, profissionais e estudantes da área de educação física. O curso, que se entenderá até domingo (20), consta de dois momentos, um teórico e outro prático.
Nas modalidades futebol e futsal, os ministrantes serão os professores Manoel Ibiapina e José de Monte. Ambos tratarão, no caso específico do futsal, das regras, lei da vantagem, decisão por penalidade máxima, marcação de quadra de jogo, súmulas, sugestões de montagem de arena e modelos de relatórios. No futebol de campo, dentre os assuntos a serem abordados, estão os procedimentos para determinar o vencedor de uma partida, área técnica e regulamento geral de competição.
No voleibol, Sérgio Henrique, que pertence ao quadro da Federação Piauiense da modalidade e com larga experiência na área de atuação, vai fazer um curso técnico, mas levando em consideração, também, os aspectos direcionados à arbitragem. Serão debatidos temas como regra, fundamentos, distinguindo as faixas etárias de treinamento específico.
O objetivo da Fundespi com a realização destes cursos é qualificar os profissionais e amadores que atuam tanto no voleibol como no futebol de campo e futsal.
“Toda semana uma cidade do interior do Estado será contemplada com o curso itinerante. A pretensão da Fundespi é capacitar as pessoas para que façam os jogos com mais segurança. Além disso, ainda serve como uma fonte de renda, depois que participam dos cursos ficam habilitados para atuar em competição amadora”, disse o professor Manoel Ibiapina.
O presidente da Fundespi, José Gomes, informou que a capacitação é uma das preocupações da Fundespi. “É de suma importância qualificar os árbitros ou pessoas que atuam na área, é uma forma de oportunizar. A Fundespi promove alguns eventos como a Copa Piauiense de Futebol Amador Masculina e Feminina, que envolve muitos árbitros do interior do Estado e com esta qualificação temos a garantia de que a competição será bem conduzida”, afirma Gomes.
Fonte: 180graus.com
]]>