Jovem tenta matar presidente do Conselho Tutelar da cidade de Porto
Uma jovem de 19 anos identificada por Maria do Socorro, conhecida popularmente como “Peteca”, invadiu a residência da presidente do Conselho Tutelar da cidade de Porto, Francisca Paiva (foto), na noite da última quinta-feira, 10, e tentou matar a Conselheira Tutelar, usando uma faca.
A jovem que aparentava está drogada, se aproximou da residência da vítima e sacou da faca com o objetivo de furar a Conselheira Francisca Paiva, que é uma pessoa calma, e só escapou porque rolou pelo chão da área da sua residência juntamente com a acusada. Vizinhos e parentes vendo a confusão, conseguiram imobilizar e amarrar a acusada, que afirmava a todo momento que iria matar a Conselheira Tutelar.
Vale ressaltar que as filhas da Conselheira Francisca Paiva, que são menores de idade, estavam também na residência no momento da tentativa de assassinato, presenciaram toda a confusão e estão ainda hoje assustadas.
O Policial Militar Alvarenga foi chamado e prendeu a acusada em flagrante e apreendeu a arma que a mesma portava. Mas a mesma teve que ser encaminhada para a vizinha cidade de Campo Largo, pois a Delegacia de Porto estava sem Delegado e sem energia elétrica a uma semana. Para se ter uma idéia, o Policial de plantão daquela cidade estava dormindo a luz de velas.
O Delegado da Delegacia de Campo Largo, que estava viajando para Teresina, se recusou por telefone a receber a acusada, ordenando que o PM Alvarenga a soltasse.
“Eu coloquei a acusada na cela da Delegacia de Campo Largo, pois em Porto a Delegacia estava sem energia elétrica, mas o Delegado ordenou que Eu a soltasse, que quando Ele chegasse iria realizar os procedimentos, pois no momento estava viajando para Teresina”, declarou o militar Alvarenga.
O PM Alvarenga decidiu então levar a acusada Socorro “Peteca” para a regional em Esperantina, que também estava sem Delegado naquele momento. A mesma ficou detida na cidade e será autuada em flagrante por tentativa de homicídio.
A presidente do Conselho Tutelar Francisca Paiva, que está muito assustada, falou com nossa equipe. “Estou muito assustada, nunca pensei que uma coisa dessas iria acontecer comigo. Ela só não me matou porque os vizinhos me socorreram. Precisei rolar com ela pelo chão para que ela não me furasse. Ela estava muito drogada e dizia a todo momento que iria me matar. Foi um momento desesperador.”
O MOTIVO
A jovem, Socorro Peteca que usa drogas e consume muito bebida alcoólica, tem dois filhos menores de idade. A mesma sempre leva as crianças para festas e pancadões que acontecem na cidade. Várias vezes ela foi flagrada ou drogada ou alcoolizada com os menores nestes locais.
O Conselho Tutelar tem feito visitas na residência da acusada, que mora sozinha. O trabalho do órgão tem causado insatisfação nela, que foi detida no último sábado em Porto, pois estava drogada quebrando portas de lojas no centro da cidade. Após ser liberada no dia seguinte, ela passou a ameaçar de morte a presidente do Conselho Tutelar.
Vale lembrar que recentemente um jovem, também drogado, esquartejou brutalmente um aposentado em um bairro de Porto. Crime que chocou e ganhou repercussão estadual. Infelizmente as drogas estão dominando a cidade, que padece sem segurança pública. A Delegacia há meses não tem delegado titular e nem contingente policial necessário para dá segurança aos portuenses. A questão das drogas é tão grave em Porto, que na cidade existe mais boca de fumo do que comércio de gêneros alimentícios.
Colaboração: Orlando Paiva
]]>