Esperantina sedia encontro de Colegiado de Gestores para discutir sobre a Dengue na região
Foi realizada na manhã de hoje, no auditório da Universidade Aberta do Brasil – UAB, na cidade de Esperantina, uma reunião que contou com a participação do Colegiado de Gestores do Território dos Cocais, com o objetivo de debater sobre a Dengue na região.
Durante a reunião aconteceram quatro palestras, com os seguintes assuntos:
Vigilância Ambiental, que foi proferida pelo palestrante Antônio Manoel;
Epidemiologia, que foi proferida pela palestrante Aline Sousa;
Tensão Básica, que foi proferida pela palestrante Clarice Madeira;
Planejamento, que foi proferida pelo palestrante Ioli Piauilino.
Estiveram participando da reunião, além dos Secretários Municipais, outros profissionais da área da Saúde de vários municipios que integram os 13 municipios do Território dos Cocais.
De acordo com a técnica e palestrante Clarice Madeira, o principal objetivo da reunião foi para apresentar e discutir o Plano Estadual de Contingência da Dengue com várias ações direcionadas em todas as áreas da saúde do estado.
Clarice Madeira disse que durante a reunião alguns Secretários de Saúde presentes tiveram a oportunidade para fazer uma analise de seus municípios no tocante ao combate a Dengue.
O Secretário de Saúde do município de Matias Olimpio, Antônio Carlos de Oliveira disse que essa já é a quarta reunião consecutiva que participa sobre questões relacionada ao combate da Dengue e considera como muito importante principalmente porque no seu município, foram comprovados recentemente 72 casos da doença.
“Depois que começamos a participar dessas reuniões já conseguimos diminuir de forma bastante considerável o número de pessoas infectadas na nossa cidade”, declarou o Secretário.
Francisco Santana, Secretário Municipal de Saúde de Esperantina, falou da importância da reunião que o municipio estava sediando. O Secretário aproveitou a oportunidade para citar um caso que aconteceu recentemente no municipio em que uma senhora morando no centro da cidade foi confirmado que adquiriu a doença e logo depois foi comprovado que a mesma pegou a doença na capital do estado e não em Esperantina. Segundo o Secretário, mesmo a pessoa morando no centro e sendo bastante zelosa ainda pode correr o risco de adquirir a doença, assim como aconteceu com a senhora esperantinense que reside no centro da cidade.
Francisco Santana acrescentou que é necessário não só o trabalho das equipes de Saúde do municipio e do estado, mas sim, de toda a população esperantinense, incluindo todos os orgãos de imprensa, autoridades e comerciantes em geral, no sentido de neutralizar de vez, o mosquito da Dengue na região.
“Independentemente dessa reunião a Prefeitura, já elaborou um cronograma de atividades que acontecerá no período de 21 desse mês ao dia 04 de março, onde será realizado um grande mutirão no município envolvendo todos os profissionais da Saúde, com o objetivo de combater o mosquito da Dengue”, disse o Secretário.
]]>