Após posse, partidos já pensam em candidatos para 2012
Após as solenidades de posse, na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal e no Senado, a discussão agora gira em torno das Eleições 2012. É isso mesmo: mal assumiram, os políticos piauienses no mandato já pensam nos nomes a serem lançados para o pleito do próximo ano.
Não podia ser diferente. Afinal, eleição no Brasil é de dois em dois anos. As equipes de reportagem do 180graus, que fizeram cobertura por toda esta terça-feira (1º/02) direto da Assembleia, da Câmara e do Senado, ouviram os parlamentares recém-empossados e questionaram sobre candidato a prefeito de Teresina.
Inicialmente foram questionados os possíveis candidatos dos grandes partidos. Na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais Firmino Filho (PSDB) e Fábio Novo (PT), falaram da possiblidade de os seus dois partidos terem candidatura própria. Os dois defendem que isso realmente aconteça, mas são cautelosos em revelar nomes.
FIRMINO NÃO QUER MAIS
Firmino, ex-prefeito por dois mandatos em Teresina, fala sobre a força do PSDB na capital, após ter passado por vários anos no comando da cidade, mas diz que não gostaria de ser ele o candidato. “O PSDB passou mais de 20 anos na Prefeitura de Teresina. tem uma identidade com a população. Então não tem porque não ter um candidato próprio. Quanto ao nome, eu acho que meu nome não seria o ideal. Já passei pela PMT e agora quero continuar o mandato na Assembleia”, afirmou o tucano.
REJANE DIAS AINDA SOB ESTUDO
Fábio Novo, presidente do PT, acha que ainda é cedo para discutir o assunto, mas defende que o PT tenha sim uma candidatura própria. Ele considera que no momento o ideal é o Partido dos Trabalhadores pensar em ajudar o governador Wilson Martins (PSB). Questionado se o nome de Rejane Dias agrada os petistas, ele é cauteloso. “Ainda é cedo para falar em nomes, em candidatura, mas a dona Rejane é um grande nome. Mas ainda temos tempo para tratar sobre Eleições 2012”, destacou o petista.
MARLOS SAMPAIO E ELMANO FERRER?
Na Câmara o deputado federal Marcelo Castro, presidente do PMDB, disse que o seu partido já está sim pensando em candidatura e o nome ideal é realmente o do deputado federal Marlos Sampaio. “Ele (Marlos) teve uma votação expressiva em Teresina. É um nome novo e que agrada o eleitorado não só da capital. Vamos conversar com todo o partido sobre esse assunto em breve”, ressaltou Marcelo Castro. No Senado, o senador João Vicente Claudino, presidente do PTB, disse que é de vontade do PTB que o atual prefeito Elmano Ferrer seja candidato a reeleição e deixou bem claro que ele,q eu foi candidato em 2010 a governador, não vai disputar: “Não serei candidato a prefeito de Teresina. Quero viver mais no Senado”.
Fonte: 180 Graus –]]>