Potencial turistico de Esperantina de olho na Copa de 2014
Esperantina proporciona um alto potencial turístico, predominada e demarcada por lindas paisagens naturais e forte hospitalidade do povo nordestino. Desde as maravilhas da Cachoeira do Urubu, que oferece ao turista o gostinho de sentir a brisa da água batendo em seu rosto até o contato com a natureza ao seguir na trilha dos pescadores, ouvindo o canto leve e doce dos pássaros, como: galo campina, sabiá, primavera, checheu e rolinha, as tradições da comida típica, buchada de bode, a teta (polvilho), cozidão, baião de dois, panelada e cajuína.
A comunidade Olho D’agua dos Negros, possibilita voltar na historia do Brasil, demarcada nas paredes da senzala um povo que lutou, trabalhou e conquistou seu espaço. O casarão, à décadas construído, ainda traz um engenho da época, artigo rústico que, junto a poeira traz a lembrança de um tempo de sofrimento. Tudo isso é parte do alto potencial turístico de Esperantina. Planejamentos de estruturação e demarcação, treinamento e qualificação de pessoal se faz necessário para receber turista brasileiros e estrangeiros durante o ano todo, uma vez que o clima é propicio para gozar de maravilhosos dias em Esperantina.
Em 2014 na copa, estabelecida ai no Rio de Janeiro, muitos turistas estrangeiros vem ao Brasil, ate mesmo antes da copa para conhecer suas belezas naturais, praias, etc. Como Esperantina esta localizada na rota do delta do Parnaíba, a possibilidade de ser visitada será maior.
Esperantina lugar maravilhoso, abençoado por Deus, por um povo trabalhador, hospitaleiro que trás no olhar o horizonte do nordeste, com sua cultura predominante e marcante da região.
Texto :Equipe Rondon:
Everton de Almeida Muchagata (Graduando de Engenharia Agronômica)
MSc Regina Celia David Galvani (Professora Responsável da Universidade de Marilia-SP)
Dra Cassia Fernanda Domingues Bassan (Coordenadora do Projeto Rondon/UNIMAR, Operação Zabelê)
]]>
Amigo José Luiz que matéria espetacular. Só será necessário aplicar de forma correta a verba de CENTO E OITENTA MIL REAIS, que foi falada para a tão sonhada reforma do nosso parque ecológico cachoeira do urubu e assim recebermos bem os turistas.
Realmente são atrativos e tanto, mais infelizmente deixa a desejar a prestação de serviços que não existe assim como a falta de estrutura para receber qualquer turista em qualquer época do ano, tudo está abandonado e para isto há de haver re-estruturação urgente.
A Cahoeira do Urubu é mesmo linda, porém a estrutura local está acabada, precisando urgentemente de reformas, sem falar que a estrada Teresina/Esperantina não é mais o “caminho das águas” como já foi chamada e sim “CAMINHOS DOS BURACOS”, fazendo com que os turistas optem por outro roteiro com melhor acesso, uma vez que nossa rodovia, mal começou o período chuvoso, já está intrafegável, uma pena…