CidadesGeralPolícia

Operação Geleira, dos 30 presos pela PF, 29 são soltos nesta segunda-feira

prefeitosO delegado da Polícia Federal Janderlyer Gomes confirmou que 29 dos presos na Operação Geleira, deflagrada na semana passada, foram soltos às 0h desta segunda-feira. O único que ainda está preso é um dos assessores da deputada estadual Ana Paula, José Helder do Nascimento, isso porque ele foi preso 24h depois do cumprimento dos demais mandados.A madrugada foi movimentada, principalmente na penitenciária Major Cesar, localizada na BR 316 entre Teresina e Altos, onde estavam 11 dos presos na operação, em um espaço reservado e distante dos demais presos no local. A movimentação também foi intensa no Quartel do Comando Geral onde estavam detidos os restantes dos presos em celas especiais.

ENVOLVIDOS PODEM SER PRESOS NOVAMENTE

Janderlyer Gomes confirmou ainda que não houve, até o momento, a necessidade de pedir a prorrogação destas prisões temporárias, mas que a soltura dos envolvidos não impede que sejam decretadas novas prisões, desta vez em caráter preventivo, caso sejam confirmadas as acusações.

“O que nós buscávamos neste primeiro momento foi encontrado e até mesmo as pessoas que foram presas colaboraram em seus depoimentos. A Polícia Federal ficou muito satisfeita com o que foi colhido por meio dos mandados. O que não quer dizer que tudo foi exaurido. Pelos contrário, os depoimentos nos trouxeram novos itens para a investigação e até mesmo o indício do envolvimento de outras pessoas. E volto a acrescentar, a Operação Geleira está apenas em seu primeiro momento, ela ainda vai prosseguir”, conta o delegado.

OPERAÇÃO GELEIRA CONTINUA

O próximo passo das investigações realizadas pela Superintendência da Polícia Federal no Piauí deverá ser concentrada na oitiva de vários outros envolvidos, principalmente dos empresários que forneciam as notas frias. Algumas destas empresas eram apenas de fachada e serviam para os gestores desviarem recursos destinados à administração publica municipal. Outras empresas envolvidas são já consolidadas e famosas no Piauí.

Durante as investigações muitos documentos foram coletados, alem de escutas telefônicas que deverão ser futuramente divulgadas pela PF à imprensa. Os presos também forneceram o que é chamado de “padrão de voz” para que seja usado na comparação das vozes coletadas nos grampos telefônicos.

“JÁ PASSEI OUTRAS VEZES”, AFIRMA CHICO FILHO Ao ser libertado, o ex-prefeito de Uruçuí, Chico Filho foi indagado pela reportagem da TV Meio Norte se estava se sentindo injustiçado com a prisão. Chico Filho sorriu e afirmou: “Já passei outras vezes”. Nomeado por Wilson Martins para chefiar a Emater, Chico Filho pediu exoneração do cargo durante o período de investigações.

A reportagem do 180Graus ligou para todos os prefeitos que foram presos na Operação Geleira, deflagrada na última quarta-feira (19), para que eles tivesse o espaço de falar sobre a prisão e ainda esclarecer os fatos que os levaram à prisão temporária. Muitos dos telefones estavam desligados e outros não responderam à ligação.

A OPERAÇÃO GELEIRA Decretada em ação conjunta da Polícia Federal no Piauí e da Controladoria Geral da União (GRU) a operação Geleira cumpriu 30 mandados de prisão e ainda 84 mandados de busca e apreensão. Participaram da operação simultanemanete 325 policiais federais de vários estados e 28 servidores da CGU. A Geleira foi deflagrada com a finalidade de desarticular uma rede criminosa especializada na comercialização de notas fiscais frias e desvio de recursos públicos de prefeituras do interior do Estado do Piauí.

Foram apreendidos documentos em órgãos públicos municipais, empresas e escritórios de contabilidade dos municípios de Marcos Parente, Uruçuí, SRN, Várzea Branca, Caracol, Elizeu Martins, Porto, Amarante, Miguel Leão, Ribeira do Piauí, Floriano e Teresina. A informação é de que o rombo nos cofres públicos chega a R$ 20 milhões, dinheiro supostamente vindo do SUS e Fundeb.

Foram presos os gestores:

01-Bismarck Santos de Arêa Leão, PTB – Prefeito de Miguel Leão 02-Isael Macedo Neto, PTB – Prefeito de Caracol 03-Joedison Alves Rodrigues, PTB – Prefeito de Landri Sales 04-Jorge de Araújo Costa, PTB – Prefeito de Ribeira do Piauí 05-Domingos Barcelar de Carvalho, o Dó Bacelar, PMDB – Prefeito de Porto 06-Teresinha de Jesus Miranda Dantas, PSDB – Prefeita de Eliseu Martins 07-Valdir Soares da Costa, PT – Prefeito de Uruçuí 08-Francisco Filho, o Chico Filho – Ex-prefeito de Uruçuí 09-Juraci Alves Rodrigues – Ex-prefeita de Marcos Parente

Fonte: Portal 180º

]]>

2 Comentários

  1. Mas já estão soltos??? Esses indivíduos deveriam permanecer por mais um bom tempo no Presidio, pois estamos saturados desses desmandos que muitas vezes passam impunes, agora estamos de olho no Dó Bacellar!!! Vamos ficar atentos coim os desmandos desse que um dia chegou a comandar a PREFEITURA DE PORTO-PI.

  2. Moradores paralizam a cidade e protestam contra o descaso da administração pública.
    A manifestação paralizou a cidade de Santo Antônio do Descoberto.
    Na manhã desta segunda-feira(24), moradores realizaram protestos por toda cidade contra a administração pública atual.
    Por volta das 5:30h da manhã, os manifestantes atearam fogo em pneus e barricadas, bloqueando a principal via de acesso entre Santo Antônio e o Distrito Federal. Durante o protesto ninguém podia entrar ou sair da cidade.
    Os moradores protestavam contra a calamidade pública em que vive a cidade de Santo Antônio do Descoberto, que está praticamente abandonada pelos governantes, sem coleta de lixo, com ruas esburacadas, funcionários públicos com seus salários atrasados.
    Os moradores protestavam ainda pelo alto valor das passagens de ônibus e também a qualidade do transporte. Um ônibus da empresa Taguatur foi totalmente incendiado próximo a praça da Rodoviária Central. Em função disso, a empresa decidiu manter todos os seus veículos parados na garagem temendo sofrer outras represálias.
    As reinvidicações continuaram por vários pontos da cidade. A Câmara Municipal e a Prefeitura foram depredadas.
    “O prefeito e vereadores não tem atendido às expectativas do povo, que sofre com o descaso. Estamos reunidos em busca de nossos direitos, com esperança de que as autoridades responsáveis tomem alguma providência”, disse um manifestante a nossa equipe.
    A Polícia Militar foi acionada para conter a manifestação. Os policiais contaram com o reforço de unidades de outras cidades e também da tropa de choque.
    Alguns moradores reclamaram da violência com que a polícia reagiu. Imagens feitas pela imprensa flagaram moradores sendo espancados, inclusive um deficiente físico que levou um tapa na cara. Algumas pessoas foram atingidas por tiros de borracha disparados pelos policiais, entre estas pessoas estava uma mulher grávida de dois meses que chorava muito durante toda a confusão. Cinco pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital municipal.
    Outras quatro pessoas foram presas e encaminhadas ao CIOPS.
    O secretário da Segurança Pública de Goiás, João Furtado de Mendonça Neto disse que determinará a apuração das responsabilidades pelo conflito.
    Mendonça Neto afirmou ainda que a comunidade do município “está aflita” com os problemas de infraestrutura e disse que o governo estadual vai dar apoio à prefeitura.
    Em entrevista a Rádio SAD FM, o Prefeito David Leite disse que está muito preocupado com a situação, mas que respeita a posição da população.
    David afirma que irá pedir o material à imprensa para levar ao conhecimento do governador Marconi Perillo (PSDB), com quem se reunirá ainda nesta segunda (24) para tentar antecipar a liberação de uma verba destinada a recuperar a pavimentação de vias da cidade e mostrar a extrema urgência que vive Santo Antônio do Descoberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo