A equipe de reportagem do jornalesp.com, realizou uma entrevista recentemente com o atual Diretor do Hospital Regional Julio Hartman da cidade de Esperantina, Dr. Fabiano Ribeiro Soares, onde o mesmo, fez um balanço geral dos inúmeros casos de acidentes e de outros tipos de ocorrências mais frequentes que são registradas naquela casa de saúde desde 2009 até os dias atuais.
De acordo com o Diretor, somente este ano já deram entrada no setor de urgência do referido Hospital, 473 pessoas vitimas de acidentes, envolvendo somente motocicletas, enquanto que em 2009, no decorrer de todo o ano foram registrados 467 acidentes.
Segundo o médico, o aumento é bastante preocupante uma vez que ainda não chegou nem ao menos acabar o ano e ainda vai acontecer na região as tradicionais festas de Natal e de Ano Novo, onde muita gente chega a se exceder na bebida alcóolica e muita das vezes acaba provocando gravissimos acidentes.
Outra observação feita pelo Diretor, é a de que estes números podem ser até maior, em função de que muitas pessoas que sofrem acidentes no município muita das vezes não dão entradas no setor de urgência do referido Hospital.
Outro que também vem batendo recorde, segundo o médico, está relacionado as pessoas que sofrem agressões físicas por meio de armas brancas, ou seja, instrumento cortante conhecido popularmente como faca. De acordo com Fabiano Ribeiro, somente este ano ,deram entrada no setor de urgência 96 pessoas, enquanto, no ano passado, foram registrados apenas 80 casos.
Já com relação aos casos envolvendo vitimas fatais, este ano até o exato momento foram registrados 20 casos, enquanto no ano de 2009 o setor registrou 31 casos.
Dr. Fabiano Soares explicou ainda que de acordo com o levantamento feito pela sua equipe, o mês de outubro é considerado como o mês em que ocorre a maior incidência de casos envolvendo pessoas feridas, seja por acidente automobilistico ou por outros tipos de problemas de saúde.
Para se ter uma idéia, até o fechamento dessa matéria foi registrado 78 casos envolvendo desde acidentes de motos, até os que chegaram a provocar vitimas fatais, enquanto no ano de 2009 foram registrados apenas 70 casos diversos.
Veja abaixo com exclusividade o balanço geral de todos esses casos que merecem uma atenção especial por parte das nossas autoridades, no sentido de criar meios para evitar ou diminuir o número de acidentes principalmente de motos no municipio: