Equipe do PDTIS realizará encontro para discutir aproveitamento do Mesocarpo na região
A Equipe Executiva do Programa de Desenvolvimento Territorial Integrado e Sustentável da Mata dos Cocais (Aglomerado 03) – PDTIS, que tem à frente como gestor o Engenheiro Agrônomo José Ribamar Alves Pereira, estará realizando no próximo domingo (28), na Escola Família Agrícola dos Cocais – EFA-Cocais, sediada no município de São João do Arraial, o Encontro com Secretários/Nutricionistas dos 13 municípios que compõem esse estrato geográfico do Piauí.
O objetivo essencial do referido Encontro é a apresentação e discussão dos valores nutricionais e protéicos do Mesocarpo do Babaçu e sua inserção na alimentação escolar, modelo já experimentado e adaptado pela Prefeitura Municipal de São João do Arraial.
Segundo Ribamar Alves, a demonstração do produto na base, permitirá a sensibilização dos profissionais ligados ao assunto para o aproveitamento do Mesocarpo como dieta recomendável em todas as escolas de todos os municípios que integram o Território.
Conforme a visão do gestor, a aquisição do mesocarpo do babaçu para a merenda escolar fortalece a cadeia do Agroextrativismo, aumentando o nível de renda local, pela intensiva e demanda assegurada do produto. Para isso, é preciso que se faça valer, também, junto ao Poder Público a legislação que prevê a obrigatoriedade de compra de 30% (trinta por cento) da produção oriunda da Agricultura Familiar.
Espera-se que ao final do Encontro seja estabelecido um Termo de Compromisso, para que seja garantida a comercialização do mesocarpo e que, definitivamente, o babaçu possa ser incorporado como produto de consumo cotidiano, já que como vegetal endógeno, caracteriza-se como marca cultural.
Ribamar Alves lembra ainda que, o Extrativismo de Babaçu é uma das cadeias produtivas prioritárias para atendimento no âmbito do PDTIS. Ressalva que, como parte do Programa e com recursos da Fundação Banco do Brasil-FBB e convênio com o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB, estão sendo construídas, 04 Unidades de Beneficiamento de Mesocarpo do Babaçu e que deverão ser concluídas em janeiro de 2011.
Tais Unidades estão localizadas nos seguintes comunidades: Fortaleza III – Esperantina; Jatobá – Joca Marques; Canto Grande-Madeiro e Chapada da Sindá – São João do Arraial.
Vale ressaltar que as mobilizações para o evento estão sendo efetuadas pelo CEPES/EQUIPE PDTIS/EFA-COCAIS que aguardam contar com a participação de todos os representantes e convidados do Território.
De acordo com Ribamar Alves, é muito grande a expectativa de sucesso do evento.