O comandante da 4ª Companhia de Policia do 12º Batalhão, Capitão Luis Gonzaga Albuquerque, concedeu com exclusividade uma entrevista a equipe de reportagem do jornalesp.com onde o mesmo falou do crime praticado por um cabo da Policia Militar do município de Joaquim Pires contra um lavrador conhecido como Luis Ferreira em legitima defesa.
Segundo o comandante, o crime que envolveu o militar de nome De Deus e o lavrador maranhense, aconteceu por volta das 19h30min da noite de ontem (23), na periferia da cidade de Joaquim Pires, e teria sido ocasionado em função de que a vitima se encontrava bastante embriagada no momento e insultando as pessoas que passavam nas proximidades do local, foi quando os militares de plantão foram acionados por populares e no momento em que a viatura com o cabo chegaram no local foram surpreendidos com o lavrador armado com uma arma branca (faca), tentando atingir o cabo que se encontrava no interior da viatura.
De acordo com o capitão Luis Albuquerque, já que o militar não tinha como sair de dentro da viatura, o mesmo para se defender foi obrigado a sacar a sua arma de fogo e disparar dois tiros a queima roupa contra a vitima que teve morte imediata.
Luis Albuquerque relatou ainda que depois do ocorrido, o clima f na cidade ficou bastante tenso e para evitar novos conflitos foi necessário enviar duas viaturas com policiais de Esperantina para o município de Joaquim Pires para auxiliar na segurança da cidade, já que o velório da vitima fica próximo do prédio da Delegacia.
Outra informação repassada pelo Comandante foi a de que o Comando Geral da Policia iniciou a abertura de um inquérito policial militar para apurar todas as causas que ocasionaram este crime.
Tenho grande respeito e admiração pela Policia Militar de Esperantina, mais faço meu julgamento frio e sem menosprezar a categoria, esse caso demonstra um grande despreparo por parte do policial, e o que consta na matéria o policial andava com outro colega. Faltou estratégia e percepção do perigo por parte da equipe polial.
Nesse caso o policial não quis mediar o conflito mais neutralizar de uma forma ou outra o cidadão embriagado com DOIS TIROS. Um bom policial teria dado uma só tiro na intenção de pelo menos ferir o acusado, mais dois tiros caros leitores, foi para matar mesmo.
Será que esse pobre coitado que foi morto com tiros à queima roupa, e que segundo informações era um pobre pai de família, que nunca cometeu crime nenhum, nunca foi pero ou processado, agiu dessa maneira?????? e porque os tiros foram à queima roupa de dentro para fora da viatura??????? porque quando ele foi em direção a viatura o motorista não acelerou o carro e saiu evitando a morte daquele pobre????? Porque a polícia foi acionada e ficou foi dentro do carro e não saiu par abordar esse pobre pai de família????????. Pelo que conheço da PROMOTORA de Joaquim Pires, ESSE CABO ASSASSINO SERÁ CONDENADO, POIS A MULHER APLICA A LEI DE FORMA DIRETA E SEM PIEDADE. Amigo Zé Luis procura ouvir a família, mostre o outro lado, pois o Cap. Albuquerque defende é a polícia, e pela entrevista a abordagem policial, foi errada, a ação foi imprudente, pois quando se sabe que tem um bêbado com uma faca, a polícia procura cercá-lo e tomar a sua arma imobilizando-o. E no caso a polícia ficou dentro do carro e chamou a vítima, e aquela ao aproximar-se foi atingida com dois balaços. APUREque tem história nessa estória.
Caro amigo Zé Luis peço que não só ouça o C. Luis Albur. , é claro que ele vai defender o amigo de farda, e que o caro Capitão Luis deveria era reconheçer a atitude errada do amigo, Zé Luis como um réporter integro procuri mais imformaçoes com os famíliares do falecido e ponha na net.Cadê a foto do despreparado policial!
A verdade é que o policial tinha uma richa com a vítima. Segundo populares que presenciaram o fato, o policial também havia ingerido bebida alcoolica.
Caramba Hady essa é uma hipótese muito séria!
Zé Luis, amigos de Joaquim Pires disseram que o CABO ASSASSINO não foi preso na cadeia não, veio pro quartel e a polícia e o comandante lhe deram razão e ele voltou lá pra Joaquim Pires. Meu Deus esse policial MATOU foi uma ser humano INDEFESO, EMBRIAGADO, POBRE, LAVRADOR, PAI DE FAMÍLIA, e o cabo já tá na rua. JUSTIÇA SÓ PRA POBRE mais tem a DIVINA da qual NINGUÉM ESCAPA.
O que faltou mesmo foi preparo para esse policial, ele mator alguem, ele poderia ter evitado essa morte. Mas o que vai valer mesmo não é a opinião da policia não, é o parecer do ministério público e a decisão da justiça.
José Luís,ao publicar uma matéria de tanta complexidade,como essa,procuri se municiar das informações adequadamente,pois você só ouviu ama das partes na questão,ignorando a outra.procura atuar de forma imparcial,porque até o momento você só ouviu comandante da corporação,que estar no seu dever,ou seja, defender o colega de corporação.
NOSSA!! QUANTO DESPREPARO DESSES POLICIAIS,.O homicida que é um polcial militar tem que ser preso não porque é militar mas pq é HOMICIDA assim como qualquer outro.O que aconteceu é mais uma prova de que estamos vivendo em um pais sem justiça. Policiais despreparados e que provavelmente usam de sua profissão para mostrar que podem fazer uma CRUELDADE dessas e ficarem impuni, para mostra que por serem quem são, querem ser melhor que os outros, mas não são. O que é isso meu Deus? em que mundo estamos vivendo? é essa a justiça do homem? a justiça do homem é falha, e o único que pode tira a vida de um ser humano, seja ele quem for, é Deus.
É totalmente inadmissível ainda aceitarmos situações como esta. O assunto que esta matéria traz é de profunda triteza, pois vemos o quanto temos policiais despreparados para cumprir com suas funções. Esse militar é um despreparado mesmo, que nas situações mais difíceis pensa logo em matar. Pelo que sei eram dois militares. Onde estavam as estratégias desses policiais? Desses profissionais que servem para trazer a ordem e a segurança? Merecia a família deste pobre lavrador sofrer agora uma dor profunda por causa de uma irresponsabilidade de uma pessoa sem preparo? Porque ele não atirou apenas para ferir o lavrador e não para matar? Mas talvez quis mostrar a sua força, a sua autoridade perante as pessoas. Ao invés de trazer segurança, traz é dor, sofrimento e desespero para uma família que com certeza deve ser pobre. Queria ver seu policial vc ter atirado em um rico. Polícia não é para matar, não é esta a sua função, e sim, trazer ordem, segurança e paz para as pessoas. Parece que esse policial perdeu essa aula em seu treinamento. Dois tiros a queima roupa. Satisfeito. Enquanto poderia apenas ferir o lavrador. Uma vez ferido cairia no chão e a autoridade máxima poderia sair do carro.
JAMAIS um comandante de uma corporação dque seja dotado de conhecimento age com agiu o Cap. Albuquerque: afirmar que o cabo agiu em legítima defesa, ele tem que falar que vai esperar as apurações. Poie ele tá sendo parcial. E uma corporação comandada por uma mentalidade dessas vai trazer muita desgraça pra sociedade, pois estimula e incentiva soldados a sairem batendo EM POBRE, matando pai de família como foi o caso.
Família de Luiz Sinésio Ferreira no Ceará pede justiça e uma melhor análise dos fatos, levando em consideração que a vítima era um trabalhador, pai de família, um homem de bem , só por que está embriagado estava alterado. Fica-se a pergunta : Será que tirando a vida do cidadão seria a melhor solução ?
O fato é que muitos policiais em atividade, estão despreparados para o cargo, e acabam fazendo vítimas, acabando com a vida de pessoas de bem .Existem outras maneiras de desarmar um cidadão, embora seja em legítima defesa a atitude o militar foi algo mal pensado, e sem preparo algum. Então a família de Luiz (vítima) pede justiça, para que o mesmo não venha acontecer com outros.
Eu Liduina sou uma prima do “Luiz Sinezio Ferreira” também estou inconformada com tamanha covardia que tirou a “VIDA” de um pai de familia,pois existe várias maneiras da policia desarmar um cidadão,—->NÃO TIRANDO A VIDA DE UMA PESSOA DE ‘BEM'<—-,nos familiares da vitima e cearences esperamos que as autoridades de Joaquim Pires tomem providencias sobre esse caso e faça "JUSTIÇA"!
[LUTO] desculpa prati tão de repente,que não tive tempo para me despedir de vocês.compartilhei com minha familia várias tribulaçães,mas com ajuda de deus sempre procurei ajudá-los entendê-los. desculpa! meu pai ,mamãe,irmãos,cunhados(as),enfim todo minha familia,meu amigos,minha esposa e minha…filhinha…,por ter que deixa-los e partir assim… mas se sentirem saudade!saiba que permaneço …vivo…em seus corações…{luiz sinesio ferreira}saudade eterna meus irmãos {justiça}
o lavador é tio do meu namorado é melhor esse policial sem preso