A equipe de reportagem do jornalesp.com entrevistou na manhã de hoje (23), o atual Diretor do Hospital Regional Julio Hartman – HRJH da cidade de Esperantina, Dr. Fabiano Ribeiro Soares, onde o mesmo falou sobre a polêmica em que uma determinada pessoa denunciou a este meio de comunicação de que o referido Hospital estaria cobrando da população a compra de medicamentos, inclusive seringas descartáveis.
Dr. Fabiano Soares, ao conceder a entrevista a nossa equipe de reportagem, negou a denúncia e e disse que era um equivoco, já que desde muito tempo, a farmácia do referido Hospital se encontra completamente lotada de medicamentos que são destinados aos pacientes que dão entrada naquela casa de saúde.
Confira o que disse na integra o Diretor a respeito deste caso:
“Todos os pacientes que são atendidos nas dependências do Julio Hartman pelos médicos plantonistas, se, no entendimento deste for necessário a administração de medicamentos, o receberão gratuitamente como preconiza o Sistema Único de Saúde – SUS, assim como aqueles pacientes internados recebem toda a medicação prescrita pelo médico gratuitamente sem qualquer ônus para o referido paciente ou seus familiares.
Entretanto, é comum o Hospital ser procurado por pacientes atendidos nos Posto de Saúde do município ou até mesmo de outras cidades circunvizinhas trazendo receitas emitidas por esses médicos com medicações que deveriam ser administrada nos locais onde estas pessoas foram consultadas.
O que essa Direção está determinando através de portaria que estes pacientes externos, podem procurar aqui o Hospital Regional para ser administrados as medicação, mas que devem trazer consigo as seringas, pois o referido Hospital se prontifica a não deixar estas pessoas receberem estas medicações em locais ou com profissionais não habilitados para administrar-las. Portanto, Eu, na qualidade de Diretor desse Hospital, peço que as pessoas que se consultam nos Postos de Saúde do município, os procure para receber a medicação prescrita por seus médicos, evitando assim, uma lotação maior do que a já existente nas dependências desse Hospital”.
Dr. Fabiano Ribeiro Soares
Médico e Diretor do Hospital Regional Julio Hartman
Parabéns Dr Fabiano pelo esclarecimento e pela boa administração à frente do hospital estadual..
Isso é verdade, pois eu mesma fui ate o hospital para pedirem a tecnica em enfermagem para administrar um medicamento, e o atendente perguntou se eu tinha seringa, pois tive que comprar, senao o remedio nao iria se administrado. É uma pouca vergonha, comprar 1 seringa….
Eu também já levei minha filha doente pra tomar uma injeção lá e se eu não tivesse levado dinheiro pra comprar a seringa teria voltado sem a medicação feita. Isso realmente é muito triste.
Infelizmente nosso hospital é só de fachada, realizam várias inaugurações para lavarem o dinheiro e no interior do hospital não se muda nada, tenho pena desses funcionários, se esforçam tanto e não tem culpa alguma pelos desmandos que existem lá. Uma pergunta a população: Sabem ha quanto tempo nosso hospital está subordinado e mandado por um deputado estadual da nossa terra que diz não precisar dos votos daqui? Resposta: Tem mais tempo no poder desse deputado do que o atual presidente da assembleia domina lá tambem. NÃO ACHAM QUE ESTÁ NA HORA DE MUDAR OS DEPUTADOS QUE MANDAM NO HOSPTAL DAQUI E DA ASSEMBLEIA TAMBEM? OU SERÁ O MESMO?
O nobre Reporter deveria fazer uma reportagem sobre o Hospital no que diz respeito a TRANSFERENCIA de Pacientes para TERESINA pq o que se comenta na CIDADE é que se tiver uma PESSOA precisando ir a TERESINA o DIRETOR Ñ MANDA só de UM PACIENTE Ñ tem que mais de UM ou seja o CIDADÃO tem que esperar um outro precisar ir a TERESINA,pq só vai de DOIS PACIENTE E Ñ SÓ DE UM.
Esse MARCOS PAULO do comentário 01 é um verdadeiro puxa saco dos themistocles. se manca cara.
quando trabalhei la tinha uma teresinha que só ajeitava os ricos e poderosos e maltratava os pobres …alguem pode me dizerse ainda é assim ela faz isso mesmo!
ela só da confiança pro pessoal da alta sociedade…esperem e veram!o resultado disso!
ela dificulta as coisas para um pobre e facilita para um rico!pode!