Esperantina sediará I Encontro Pedagógico de Educação
Dentro das metas preconizadas no Convênio firmado entre o Centro de Educação Popular Esperantinense – CEPES e a Fundação Banco do Brasil – FBB, será realizado na próxima sexta-feira (22), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Esperantina, o I Encontro Pedagógico de Alfabetização, que se insere no Projeto BB-EDUCAR – Alfabetização de Jovens e Adultos do Território dos Cocais – Aglomerado 3.
Segundo José Ribamar Alves Pereira, atual gerente executivo do Programa de Desenvolvimento Territorial Integrado e Sustentável -PDTIS/Cocais/Aglomerado 03, em entrevista a equipe de reportagem do jornalesp.com, disse que o objetivo geral do Projeto educativo, é sobretudo possibilitar a formação de protagonistas locais, através da educação de jovens e adultos, com vistas à inclusão social e erradicação do analfabetismo no Território.
O Encontro será conduzido por dois educadores da Fundação Banco do Brasil-FBB e participarão os 3 coordenadores do BB-Educar – que são responsáveis pelos núcleos de alfabetização e mais 38 alfabetizadores de 12 municípios do Território já selecionados e capacitados.
Serão abordados aspectos do planejamento pedagógico, bem como sobre o conteúdo programático que será desenvolvido no período letivo, previsto para iniciar em 09.11.2010, estendendo-se até outubro/2.011.
Ribamar Alves explicou ainda que o público beneficiário serão os trabalhadores rurais ligados ao extrativismo vegetal (babaçu), caprinovinocultores, apicultores, piscicultores, e quilombolas.
O gerente lembra, ainda, que essas cadeias produtivas estão sendo trabalhadas no âmbito do PDTIS e que a Educação é um dos quatro eixos priorizados pelo programa, somando-se à Saúde, Trabalho e Renda e Identidade Cultural do Território dos Cocais/Aglomerado 03.
Ribamar Alves finalizou, citando que o BB-EDUCAR é um projeto de altíssimo nível social e em números indica que, desde o ano de 2.004, já foram capacitados no País cerca 15.700 alfabetizadores, em 357 municípios, atingindo, ou melhor, alfabetizando 357.000 pessoas.