PSDB de Sílvio Mendes vai a Justiça e proibe divulgação de pesquisa do Amostragem
Acatando pedido do PSDB, o juiz eleitoral Sandro Helano suspendeu, provisoriamente, a publicação pelo Jornal Meio Norte dos resultados da 11ª rodada de pesquisas de intenções de voto para governador e presidente da República feita pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) entre os dias 11 a 13 de outubro com 1.539 eleitores de 63 municípios de todas as microrregiões do Piauí.
As rodadas de pesquisa do Jornal Meio Norte – Amostragem para as eleições deste ano começaram a ser divulgadas em março do ano passado.
O advogado Astrogildo Assunção, do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, afirmou que recorreu da decisão do juiz Sandro Helano para o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Astrogildo Assunção informou que a solicitação da não divulgação dos resultados da pesquisa do Instituto Amostragem foi impetrada na Justiça Eleitoral pela coligação A Força do Povo, encabeçada pelo candidato do PSDB a governador, Sílvio Mendes.
O presidente do Amostragem, professor da Universidade Federal do Piauí e estatístico João Batista Teles, afirmou que é a primeira vez que a divulgação de pesquisa foi suspensa nos 24 anos de existência do instituto.
João Batista Teles declarou que o Instituto Amostragem realizou nestas eleições 15 pesquisas eleitorais encomendadas pelo PSDB, incluindo sete quantitativa (número e índices de intenções de voto) e oito qualitativas (que avalia conceitos e ideias). Teles informou que das 11 rodadas de pesquisas realizadas pelo Instituto Amostragem e divulgadas pelo Jornal Meio Norte, Sílvio Mendes liderou cinco.
Com informações do Jornal Meio Norte.