O voto e o vinho
O publicitário e poeta Elias Medeiros Junior enviou recentemente um E-mail para a redação do jornalesp.com falando sobre a história do “Voto e o Vinho” extraido de seu próprio livro intitulado de “Vote contra o fim do Mundo”.Confira:
A história que eu vou lhes contar serve como exemplo para a época em que estamos prestes a semear o nosso VOTO DE CONFIANÇA em mais uma safra de políticos que serão os nossos legítimos representantes.
Nos Alpes Italianos existia um pequeno Vilarejo onde todos se dedicavam ao cultivo de Uvas para a produção de Vinho. Uma vez por ano, acontecia uma festa para comemorar o sucesso da colheita.
A tradição exigia que, nesta festa, cada morador levasse uma garrafa do seu melhor Vinho e a colocasse dentro de um grande Barril, situado na praça central. Entretanto, um dos moradores pensou: “ Porque deveria levar uma garrafa do meu mais puro Vinho? Levarei uma garrafa misturada com água, pois no meio de tanto Vinho o meu certamente não fará diferença alguma” pensou e assim o fez.
No auge dos acontecimentos festivos, como mandava a tradição, todos se reuniram em volta do grande Barril, cada um com a sua Caneca para saborear o Vinho coletivo, pois a fama desse produto se estendia além das fronteiras daquele país.
Contudo, ao abrir a torneira, um silêncio tomou conta daquela multidão. A surpresa foi que o Vinho que estava saindo do Barril era totalmente aguado, muito fraco. Todos se perguntavam o que estava acontecendo para obterem aquele resultado. Na verdade o que aconteceu é que todos haviam pensado como aquele morador que misturou água ao Vinho e tomaram uma atitude semelhante.
MORAL DA HISTÓRIA: Muitas vezes somos induzidos a pensar: Tantas pessoas existem nesse mundo que, se eu não fizer direito a minha parte, isso não terá importância alguma! Mais o que aconteceria se todos agissem conforme a esse pensamento? O voto e a verdade; o voto e a virtude; o voto e a vida. Esta história veio a calhar para que possamos mergulhar em nossas consciências, e extrairmos dela o melhor que possuímos, para podermos depositar nas urnas e fazermos parte da festa da democracia, elegendo os melhores candidatos e desfrutando dos melhores resultados. Não podemos estragar essa festa com o voto inconseqüente, que prejudicará não só ao dono do voto como a todo um País. No dia da eleição, leve de fato a verdade em sua mente, pois se assim cada um o fizer, teremos um resultado positivo para todos. Não vamos colocar água em vez de Vinho no Barril, não vamos colocar mentira em vez de verdade nas urnas do Brasil. Se cada eleitor selecionar seu mais puro voto, como o melhor de sua safra e escolher o seu candidato com liberdade e com a devida atenção para conhecer o seu conteúdo, teremos no final, um País em evolução, legitimado por um voto consciente, pois só a qualidade política poderá elevar o País à condições dignas , para que todos possam usufruir do seu melhor, e esse objetivo será alcançado com a sua parcela de contribuição, que pode lhe parecer pequena, mas é de vital importância para um gigante chamado Brasil.
“ Nunca esqueça que o todo é feito de pequenas partes”
O voto ,é uma ferramenta importante que ao ser dada a cidadão que se dizem verde ,podem torna-los podre!
Inertes e sem funcionalidade a não ser se beneficiar dos cofres públicos.
o poeta elias jr; está se tornando igual ao vinho,com o passar do tempo está cada vez melhor nos seus escritos.parabens, poeta!esse rapaz é uma fonte de criatividade inesgotável.um dia poeta vc terá o valor e o reconhecimento que merece! um dia não é tão longe…
Obrigado ao Santana pelo reconhecimento e para aquele que atira pedras, só posso dizer que só se atira pedras em árvores que dão frutos e com mais frequência em frutos que nos provocam vontade. Veja como uma publicação que tem como objetivo semear consciência política pode provocar pedradas tão fortes, gostaria que o iternauta que se intitula Roberto mostrasse sua verdadeira face e trata-se comigo cara a cara sobre as acusações que ele proferiu a meu respeito. Obrigado pela oportunidade Zé Luis, sempre que for possível estarei semeando por aqui um pouco da minha criatividade.
” enquanto os cães ladrãm a caravana continua passando”