GeralPolítica

Dos 93 candidatos a Federal no Piauí, só 15 têm chances reais de vencer

Câmara Federal Um total de 93 pessoas registrou candidatura para disputar as dez vagas do Piauí na Câmara dos Deputados, no próximo dia três de outubro. Entretanto, somente 15 deles têm verdadeiramente chances de serem eleitos, dos quais sete buscam a reeleição. O prognóstico é do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que fez levantamento sobre chances de vitória dos candidatos de todo o país para ocupar as 513 cadeiras disponíveis.

Em todo o Brasil, os 27 partidos que disputam as eleições lançaram 5.965 candidatos para as 513 vagas de deputado federal. No Piauí, somente 16% dos candidatos aptos pela Justiça Eleitoral aparecem com chance. Quase a metade são candidatos que buscam a reeleição. A outra parte é composta por candidaturas novas ou de ex-parlamentares que tentam voltar ao Congresso Nacional.

Segundo a pesquisa, os sete deputados federais piauienses que buscam a reeleição são: Átila Lira (PSB); José Maia Filho (DEM), o Mainha; Júlio César (DEM); Marcelo Castro (PMDB); Nazareno Fonteles (PT); Osmar Júnior (PCdoB) e Paes Landim (PTB). Quanto aos outros três parlamentares do Estado que estão em pleno mandato, dois são candidatos ao Senado, Ciro Nogueira (PP) e Antônio José (PT) e o terceiro, Themistocles Sampaio, não é candidato nessas eleições.

Já os oito candidatos “novatos” apontados pelo Diap são: Antônio Neto (PT), Assis Carvalho (PT), Dra Liége (PSB), Iracema Portela (PP), Jesus Rodrigues (PT), Marllos Sampaio (PMDB), Elizeu Aguiar (PTB) e Hugo Napoleão (DEM), esses dois últimos querendo retornar a Câmara dos Deputados. O primeiro foi suplente de Antônio José Medeiros na atual legislatura. Quanto ao segundo candidato foi deputado federal pelo Piauí por dois mandatos seguidos na década de 1980.

Feito com base em informações qualitativas e quantitativas, o levantamento, que não possui caráter de pesquisa eleitoral nem a pretensão de ser conclusivo, considerou os seguintes aspectos: 1) desempenho individual do candidato; 2) trajetória e popularidade do partido, com base nas últimas cinco eleições; 3) os recursos disponíveis; 4) coligações e vinculação a candidatos majoritários; 5) apoio governamental; e 6) pesquisas eleitorais.

A metodologia considera como candidatos competitivos todos os 407 atuais deputados que concorrem à reeleição. São considerados candidatos à reeleição apenas os deputados federais que estão no efetivo exercício do mandato. Não são considerados candidatos à reeleição os suplentes que em algum momento, ao longo dos últimos quatro anos, exerceram o mandato. São classificados como novos todos os demais, inclusive os ex-deputados ou suplentes que exerceram o mandato na atual legislatura.

Candidato – Partido – Situação 2010

ANTONIO NETO – PT – NOVO

ASSIS CARVALHO – PT – NOVO

ÁTILA LIRA – PSB – REELEIÇÃO

DRA. LIÉGE – PSB – NOVA

ELIZEU AGUIAR – PTB – NOVO

HUGO NAPOLEÃO – DEM – NOVO

IRACEMA PORTELA – PP – NOVA

JESUS RODRIGUES – PT – NOVO

JOSÉ MAIA FILHO – DEM – REELEIÇÃO

JÚLIO CESAR – DEM – REELEIÇÃO

MARCELO CASTRO – PMDB – REELEIÇÃO

MARLLOS SAMPAIO – PMDB – NOVO

NAZARENO FONTELES – PT – REELEIÇÃO

OSMAR JÚNIOR – PCdoB -REELEIÇÃO

PAES LANDIM – PTB – REELEIÇÃO

Fonte: Portal Az

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo