A secretaria de Saúde está investigando a existência de um novo tipo de “aedes aegipyti”, mosquito transmissor da dengue, em Teresina e cidades do interior do Piauí. “Isso é apenas um estudo, uma pesquisa. Ainda, não há nada comprovado”, disse Maria Veloso, da Divisão de Epidemiologia da Sesapi.A suspeita surgiu depois da explosão de dezenas de casos em pequenas cidades, consideradas limpas e onde não há graves problemas sanitários. O aparecimento de larvas do inseto em água suja também deixou os técnicos em alerta. Antes, a manifestação dos focos era comum apenas, em água limpa e parada.
Nos municípios, onde a situação é mais grave está sendo usado inseticida para combater o mosquito. “Essa é uma medida para casos extremos. O melhor mesmo é a população adotar as medidas preventivas”, ressaltou Maria Veloso.
Alerta
Nessa quarta-feira, 1, o ministério da Saúde emitiu um alerta, incluindo o Piauí entre os dez estados do país sujeitos a uma epidemia de dengue no primeiro semestre de 2010.
Dez estados do Brasil correm risco muito alto de epidemia de dengue no primeiro semestre de 2011, período no qual as incidências da doença aumentam. Outros nove apresentam risco alto e cinco, mais o Distrito Federal, foram considerados como áreas de risco moderado.
O anúncio foi feito por José Gomes Temporão, ministro da Saúde, em coletiva na sede do Ministério da Saúde, em Brasília. O risco muito alto está presente nos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernanbuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe
Fonte:Portalm az