CidadesGeralSaúde

Saúde e Cidadania foi debatido no municipio de São João do Arraial

Útero é VidaNo último domingo (29) foi realizado um grande mutirão de Saúde e Cidadania na cidade de São João do Arraial. O evento foi realizado na Escola Municipal Dirceu Mendes de Arco Verde, na localidade Santa Maria, município de São João do Arraial.

Promovido pelas secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, o mutirão contou com serviços para retirada de documentação, atendimento do STTR e do Banco dos Cocais.

Mas o “carro-chefe” do mutirão foi a realização do Programa “Útero é Vida” em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR-PI). O programa tem como objetivo levar informação e qualidade de vida às mulheres da zona rural, possibilitando a elas o acesso a exames ginecológicos preventivos contra o câncer do colo do útero, palestras e tratamento de beleza. Os filhos também foram envolvidos através de oficinas de leitura e brincadeiras.

A meta é atender 200 mulheres da zona rural de todo o município. “É um mérito desta gestão conseguir levar programas como este para a zona rural, pois assim estaremos não só melhorando a qualidade de vida dessas mulheres, mas também incluindo regiões que são prejudicadas pela distância à sede. Gerar essa inclusão sempre foi característica nossa e vamos continuar aprimorando ações como essa onde a maior beneficiada é a população”, afirmou o secretário municipal de saúde, João Zilton de Melo.

O mutirão contou com médicos, enfermeiras, técnicos em enfermagem, agentes de saúde, equipe da secretaria se assistência social, professores, monitores do PETI, voluntários, além da equipe do SENAR. Todos unidos para garantir mais saúde, cidadania, bem-estar e qualidade de vida.

Útero é Vida – Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero da Mulher Rural

O câncer do colo do útero é um dos cânceres mais comuns entre as mulheres, matando de 14 a 18 mulheres por dia no Brasil. Causado pelo vírus do Papiloma humano, mais conhecido como HPV, é transmitido através da relação sexual.

Alguns sintomas aumentam o risco de se contrair câncer de colo do útero como início da atividade sexual da mulher muito jovem, um grande número de parceiros sexuais, higiene íntima inadequada causando infecções e corrimentos e, principalmente, a falta de prevenção.

O exame preventivo, conhecido como Papanicolau, consiste na coleta de material do colo do útero, realizado por equipe médica especializada de forma rápida e sem gerar nenhum incômodo ou dor. Este simples exame consegue identificar os sintomas do câncer com antecedência, dando condições de diagnóstico e tratamento precoces e eficientes, evitando que a doença se instale.

Toda mulher que iniciou a vida sexual, independente da idade, deve fazer o exame ginecológico preventivo pelo menos uma vez por ano. Quanto mais cedo os sintomas forem tratados, maiores são as chances de cura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo