GeralSaúde

Câncer de mama livre da quimioterapia

medicamentos na quimioterapiaUma recente aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pode vir a beneficiar muitas brasileiras com câncer de mama através de um tratamento sem a quimioterapia, poupando-as de transtornos como queda de cabelo, náusea, fraqueza nas unhas e muitos outros efeitos colaterais. Em uso no País desde 2007, o lapatinibe — visto como uma das mais recentes esperanças no tratamento da doença em estágio avançado e metastático —, acaba de ser liberado pela Anvisa para uma nova indicação terapêutica.

A partir de agora, o medicamento já pode ser utilizado em combinação com o letrozol como tratamento de primeira linha de mulheres pós-menopáusicas com câncer de mama HER2 também positivo para receptor hormonal. A novidade confere às pacientes um controle da doença, sem a necessidade de uso de agentes quimioterápicos por um período significante, proporcionando melhora significativa no tempo de progressão do câncer — sobrevida média livre de progressão aumentada em 8,2 meses.

Além disso, na condição de terapias orais, o lapatinibe e o letrozol podem ser administrados em casa com supervisão médica, permitindo às pacientes maior comodidade, conforto e liberdade, evitando o desgaste da internação para tratamento intravenoso.

Segundo a Sociedade Americana de Câncer, o tumor de mama é a principal causa de óbito por câncer em mulheres de todo o mundo. Entre as que apresentam diagnóstico positivo para a doença e fazem a cirurgia para retirar o tumor, 75% têm chance de cura. As outras 25% vão para metástase — quando células malignas caem na circulação sanguínea e podem chegar a outras partes do corpo, invadindo células sadias e estimulando o aparecimento de novos tumores.

São essas 25% que têm a chance de receber o novo tratamento, optando pelo lapatinibe. O Piauí terá 350 novos casos notificados de câncer de mama somente este ano O número é uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer- INCA para o Estado.

O aparecimento de novos casos previstos para a doença não é muito distante do que é notificado anualmente pela Secretaria Estadual da Saúde- Sesapi. Em 2009, foram registrados 499 casos de câncer de mama, incluindo os atendimentos realizados com mulheres vindas de Estados vizinhos como Maranhão, Pará e Tocantins.

Destes, 205 casos (41%) do total foram notificados somente em Teresina, 185 casos (37%) em outros municípios do Piauí e 199 casos (22%) com pacientes provenientes de outros Estados. O câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos. O exame deve ser feito aos 35 anos de idade.

Fonte:Meio Norte

2 Comentários

  1. Olá!
    Estou com cancer de mama e não quero fazer tratamentos radicais. Por favor, alguém pode ajudar-me.?
    Acredito que o cancer é uma doença da alma, porque eu não fumo, não bebo, cuido da dieta e não tenho histórico na familia.
    Fui vitimanada por um alto nível de stress durante 2 anos e a doença apareceu. Vejo as células doentes como se fossem um bandido que precisa ser re associado ao nosso organismo.
    Por favor, ajudem-me.
    Bárbara Day´s (nome fantasia).tel.98569621 rj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo