Polícia

PRF apreende 1,5 tonelada de tilápias em recipientes de ácido em Piripiri

Carga avaliada em R$ 15 mil iria para comércio e foi considerada imprópria

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 1,5 tonelada de tilápias vivas transportadas em recipientes utilizados para ácido sulfúrico durante fiscalização na BR-343, em Piripiri (PI), na noite da última  terça-feira (17).

O acondicionamento irregular tornou o pescado impróprio para consumo humano, segundo a legislação sanitária e de transporte.

A abordagem ocorreu por volta das 23h10, no km 189 da rodovia, quando os agentes pararam um caminhão que levava nove contêineres do tipo IBC, com capacidade de mil litros cada. Um dos reservatórios ainda apresentava o selo ONU 1831, identificação internacional para o transporte de ácido sulfúrico.

De acordo com a Resolução nº 5.998/2022 da Agência Nacional de Transportes Terrestres, recipientes destinados a produtos perigosos não podem ser reutilizados para armazenar alimentos, mesmo após limpeza, devido ao risco de contaminação.

Os quatro ocupantes do veículo informaram que os contêineres foram adquiridos em Parnaíba e que os peixes haviam sido comprados em Campo Maior, com destino ao comércio local. A carga foi avaliada em cerca de R$ 15 mil.

A PRF enquadrou a ocorrência, inicialmente, no crime de comercializar mercadoria imprópria para o consumo. O pescado foi encaminhado à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí, em Parnaíba, onde será descartado.

Segundo a corporação, a fiscalização busca impedir a circulação de alimentos fora dos padrões sanitários e reduzir riscos à saúde pública.

Governo Federal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo