Secretários de Saúde discutem emendas parlamentares e como ampliar verba
Secretários municipais de Saúde estão reunidos durante todo o dia desta segunda-feira (10) para discutir uma nova ferramenta de avaliação e monitoramento que pode ampliar os recursos destinados aos municípios.

Um representante do Ministério da Saúde está em Teresina explicando aos gestores os dados essenciais que precisam constar na plataforma. O evento também debate a prestação de contas das emendas parlamentares e auditorias.
O seminário é realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems) e reúne mais de 700 participantes no auditório da OAB.
A presidente do Cosems, Leopoldina Cipriano, que também preside a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, destacou que o encontro tem como objetivo orientar os gestores sobre as ferramentas de avaliação e monitoramento dos serviços da atenção básica.
“Hoje somos avaliados por indicadores do Ministério da Saúde e precisamos ter bom desempenho para garantir mais recursos. Para isso, é fundamental ter gestores capacitados”, afirmou Leopoldina.
Sobre as emendas parlamentares, a presidente ressaltou a importância da correta prestação de contas para evitar problemas judiciais.
“Estamos repassando informações sobre como prestar contas dessas emendas junto ao Ministério da Saúde, tribunais de contas e órgãos de controle, para evitar complicações com o CPF dos gestores. As emendas são variáveis, e os parlamentares precisam direcionar os recursos pensando no fortalecimento regional”, disse.
A secretária de Saúde de Cristalândia, Lissandra Lemos, informou que o encontro é um momento importante para o planejamento dos indicadores da atenção primária.
“É um momento único em que podemos melhorar os indicadores por quadrimestre, valorizando os profissionais e atendendo quem está na ponta, que é o usuário”, concluiu.

Cidade Verde





