75,9% não sabem em quem votar para Câmara
A eleição para deputado federal ainda não está empolgando os eleitores piauienses, já que 75,9% não sabem ou não querem opinar sobre quem vão votar para a Câmara. O ex-governador Hugo Napoleão (DEM) avançou muito na disputa e pela primeira vez na série de pesquisas Jornal Meio Norte e Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), candidato à reeleição, não aparece em primeiro lugar como vinha ocorrendo desde março de 2009.
No levantamento, Hugo Napoleão tem 2,81% das intenções de voto espontâneas, enquanto Marcelo Castro obtém 2,37%. O deputado federal Paes Landim (PTB) vem em terceiro lugar com 1,85%, seguido do deputado federal Átila Lira (PSB), também candidato à reeleição, com 1,67%. O deputado federal Júlio César Lima (DEM), candidato à reeleição, está no quinto lugar entre os mais votados com 1,23%. Nazareno Fonteles, o deputado federal do PT e candidato à reeleição, tem 1,06%. O deputado federal José Maia Filho, o Mainha tem 0,88%.
Enquanto o ex-secretário estadual de Saúde Assis Carvalho (PT) tem 0,79%.
Em seguida vem o deputado federal Osmar Júnior (PC do B) com 0,70% das intenções de voto espontâneas. O ex-delegado do Idoso Marllos Sampaio (PMDB) aparece com 0,62% das intenções de voto.
O presidente do Instituto Amostragem, professor da Universidade Federal do Piauí e estatístico João Batista Teles, disse que as intenções de voto de Marllos Sampaio podem estar subestimadas, já que na pesquisa o nome de seu irmão e principal articulador de sua campanha, o presidente da Assembléia Legislativa, Themístocles Filho (PMDB), candidato à reeleição para deputado estadual, aparece com 0,62% das intenções de voto para Câmara dos Deputados.
Esta é a sétima rodada de pesquisas do Jornal Meio Norte realizadas pelo Instituto Amostragem entre os dias 16 a 19 de julho com 1.137 eleitores e margem de erro de 2,85% distribuídos nas 15 microrregiões homogêneas (IBGE) e em 56 municípios piauienses. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 17.261/2010.
Fonte:Meio Norte