Padre Franciermerson será transferido de Batalha para nova missão pastoral no Piauí
Pároco da Paróquia São Francisco de Assis assumirá a Paróquia Santa Luzia, em Parnaíba, a partir de novembro
O bispo diocesano de Parnaíba, Dom Edivalter Andrade, anunciou nessa sexta-feira (10) uma série de transferências e nomeações no Clero Diocesano, com mudanças que envolvem diretamente a Paróquia São Francisco de Assis, em Batalha.
O padre Franciermerson do Nascimento Araújo, que atualmente é pároco em Batalha, será transferido para a Paróquia Santa Luzia, em Parnaíba, onde assumirá como novo pároco.
Em contrapartida, o padre James de Sousa Amaral, que exercia o ministério na Paróquia Santa Luzia, será transferido para Batalha, assumindo como pároco da Paróquia São Francisco de Assis.
As mudanças foram decididas após reunião extraordinária do Conselho Presbiteral da Diocese de Parnaíba, presidida por Dom Edivalter, e serão efetivadas entre os dias 15 e 29 de novembro de 2025.
De acordo com o bispo, as transferências têm como objetivo “favorecer a vida pastoral das comunidades e o bem-estar dos presbíteros”, levando em consideração as necessidades espirituais das paróquias e o cuidado com a saúde emocional, física e espiritual dos padres.
Padre Franciermerson está à frente da Paróquia São Francisco de Assis desde outubro de 2024, quando assumiu a administração paroquial. A paróquia foi criada em 2019 e é uma das mais novas da Diocese de Parnaíba, reunindo comunidades da zona urbana e rural de Batalha.
Além da mudança envolvendo o padre Franciermerson, o documento divulgado pela Diocese também confirmou alterações em outras cidades do Piauí, incluindo Esperantina, Piripiri, Luís Correia, Cocal, Joaquim Pires e Piracuruca.
As nomeações fazem parte de um processo de reorganização pastoral que busca manter o atendimento religioso e fortalecer a missão evangelizadora em todas as comunidades da diocese.
“O bispo e seu presbitério estão comprometidos em não deixar faltar ao povo de Deus os padres que possam cuidar do rebanho de Cristo”, destacou o comunicado oficial.
As posses dos novos párocos ocorrerão em datas ainda a serem definidas pela Diocese de Parnaíba.