Geral

Luzilândia e mais 29 cidades participa do projeto piloto do Observatório e aplicativo Piauí Turismo

A Secretaria do Turismo do Piauí (Setur) avança na modernização da gestão pública do turismo e no fortalecimento do setor com duas iniciativas estratégicas: o Observatório de Informações Turísticas e o aplicativo Piauí Turismo.

Screenshot

O projeto piloto prevê a participação de 30 municípios, e novas cidades estão sendo incorporadas, ampliando a base de dados do turismo piauiense.

Atualmente, 14 municípios já estão integrados ao aplicativo, que centraliza informações sobre atrativos, hospedagens, bares, restaurantes e eventos, oferecendo aos turistas acesso rápido e confiável às experiências do estado.

Participam do projeto os municípios de Batalha, Bom Jesus, Cajueiro da Praia, Campo Maior, Castelo do Piauí, Corrente, Floriano, Ilha Grande, Oeiras, Pedro II, Santa Cruz dos Milagres, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Demerval Lobão.

Paralelamente, 26 municípios participam do projeto do Observatório de Informações Turísticas, enviando dados sobre movimentação de visitantes, geração de empregos, faturamento do setor e indicadores de desempenho. Essas informações auxiliam gestores, pesquisadores e empreendedores na formulação de políticas públicas mais eficientes.

Os municípios participantes são: Amarante, Batalha, Bom Jesus, Buriti dos Montes, Cajueiro da Praia, Campo Maior, Caracol, Castelo do Piauí, Coronel José Dias, Corrente, Cristino Castro, Dirceu Arcoverde, Floriano, Ilha Grande, José de Freitas, Luís Correia, Luzilândia, Oeiras, Parnaíba, Pedro II, Picos, Piripiri, Santa Cruz dos Milagres, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Teresina.

Tecnologia e inteligência para o turismo

O aplicativo Piauí Turismo integra-se às ações estratégicas da Setur, conectando visitantes e gestores às informações do Observatório.

Segundo o coordenador de Sistemas, Inteligência Artificial e Tecnologias da Setur, Hiaggo Maciel, o aplicativo vai revolucionar a coleta e o acesso a dados, oferecendo informações em tempo real para gestores, visitantes e empreendedores. “É uma ferramenta que fortalece a inteligência do turismo e impulsiona decisões estratégicas para o crescimento do setor”, disse.

O secretário do Turismo, Daniel Oliveira, reforça que essas iniciativas são pilares da nova política pública do turismo piauiense.

“O Observatório e o aplicativo integram os municípios, qualificam a gestão e ampliam o potencial turístico do estado, com informações seguras e acessíveis. O turismo é um vetor de desenvolvimento, capaz de gerar emprego, renda e oportunidades para todos os piauienses”, reforçou.

Portaria 

O Grupo de Trabalho do projeto piloto é formado por 26 municípios, que estão fornecendo os dados solicitados pela Setur, garantindo integração e acompanhamento estratégico das ações. Conforme o Art. 7º da Portaria, o projeto entra em vigor na data de sua publicação.

Para assegurar a qualidade e confiabilidade das informações, o Observatório trabalha com dados completos sobre o número mensal de turistas e visitantes por atrativo turístico.

O Observatório de Inteligência Turística consolida informações que fortalecem a gestão, promovem a competitividade e impulsionam o desenvolvimento sustentável do turismo no Piauí reconhecendo o empenho e a colaboração dos municípios que vêm contribuindo para aprimorar a base de dados e fortalecer o setor em todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo