Ministério Público denuncia guarda por feminicídio contra ex e homicídio de vereador
O Ministério Público do Piauí (MP-PI) denunciou o guarda civil Francisco Fernando, pelos crimes de feminicídio contra a ex-esposa, Penélope de Brito, homicídio qualificado contra o ex-vereador Thiciano Ribeiro, e tentativa de homicídio qualificado, na modalidade dolo eventual, contra o taxista Paulo César, que ficou ferido pelos estilhaços dos disparos realizado contra as vítimas.
Caso a denúncia seja aceita pela Justiça, Francisco Fernando se tornará réu. Após essa etapa, o processo judicial avança com a apresentação da defesa prévia em dez dias, que deve indicar as provas que o acusado pretende produzir. Em seguida, inicia-se a fase de instrução criminal, onde são ouvidas testemunhas e realizados interrogatórios, garantindo o direito à ampla defesa e ao contraditório.
Francisco Fernando foi preso no último dia 27 de agosto, suspeito de matar a ex-esposa e o vereador parnaibano. Um vídeo de câmera de segurança registrou o momento em que ele foi abordado por um carro da polícia descaracterizado em uma rua do bairro Parque Piauí, na zona Sul da capital. Ele se escondeu na casa de um familiar e foi surpreendido quando deixou o local em um veículo.
Com ele, os policiais apreenderam uma carabina, duas pistolas, dois carregadores, mais de 12 munições, três celulares, uma carteira, um relógio, um notebook, a chave do veículo e uma quantia em dinheiro. Além disso, equipes da Polícia Militar (PM) apreenderam mais quatro armas e quase três mil munições que pertenceriam ao acusado e estavam escondidas na casa de um tio de Penélope.
Após investigações e a conclusão do inquérito, a Polícia Civil (PC-PI) indiciou Francisco Fernando por feminicídio consumado, homicídio qualificado e tentativa de homicídio. Segundo a apuração do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), o acusado planejou o crime e possuía histórico de agressividade contra a ex-esposa por não aceitar o fato dela ser sua comandante da Guarda Municipal de Parnaíba.
Cidade Verde