O governador Wellington Dias participará da abertura do ano legislativo do Piauí nesta quinta, 2, com a leitura do balanço das ações de 2016 e os planos e estratégias para o ano de 2017.
Ele aponta que o piauiense tem motivos para ter otimismo e continuar acreditando no futuro, pois o que vem sendo feito no estado tem como foco a transformação da realidade para beneficiar a todos, a expansão econômica e a permanência de investimentos em obras.
A mensagem será de avaliação e de otimismo para parcerias entre os âmbitos da administração pública e irá destacar os principais eixos e perspectivas de crescimento do Estado para os próximos meses.
Para Wellington, o Piauí tem razões para ter otimismo e confiança no futuro, pois em razão da eficiência administrativa foi possível construir uma política de estado para garantir o equilíbrio fiscal de longo prazo.
O governador destaca que o Piauí, como todos os estados da Federação, enfrentou dificuldades. “Mas ao contrário de muitas das unidades federativas não incorreu em atraso ou parcelamento de salários a servidores”, diz o governador, enfatizando que o Estado não apenas cumpriu sua obrigação, mas manteve as contas equilibradas.
O governador destaca, na mensagem, o aumento da arrecadação própria entre janeiro e novembro de 2016 na ordem de 7,91% na comparação com igual período do exercício fiscal anterior.
Mesmo sendo um ano difícil para o país, o Piauí conseguiu melhorias na qualidade da escola pública, com ampliação do acesso à escola de tempo integral, implantação do Programa Poupança Jovem, implementação do Programa Jovem de Futuro, investiu na ampliação de leitos de UTI nos hospitais de Floriano, Oeiras e demais municípios.
O governador também cita o incentivo e investimento na produção de energia limpa e assegura que o Piauí já responde por 8,2% dessa energia limpa e renovável gerada no país.
Segundo o governador, o Piauí não vai parar, pois há um grande número de obras em execução e há uma gestão fiscal eficiente e boa governança, que proporcionou no período de janeiro a novembro um acréscimo na receita própria do estado no valor R$ 260,6 milhões e houve redução nas despesas de custeio no valor estimado de R$ 150 milhões, o que permitiu a realocação de gastos e a manter as contas em dia.
CCOM