GeralPolíticaSociedade

TRE pode cassar 33% dos prefeitos do Piauí

tre-piPelos menos 33% dos prefeitos eleitos no pleno municipal de 2008 no Piauí, podem perder os mandatos este ano. Segundo informou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral(TRE-PI), o desembargador Raimundo Eufrásio. Caso sejam condenados, os ex-prefeitos se somam aos 36 já cassados pela Corte desde o último pleito, totalizando 73 do 224 prefeitos eleitos no Estado.

“Atualmente temos tramitando no Tribunal 38 processos que envolvem a perda de mandato de prefeitos”, adiantou Eufrásio. O tribunal acelerou o ritmo de julgamentos este mês passando de duas para três sessões semanais com o objetivo de atender à demanda das eleições majoritárias e concluir as ações remanescentes de 2008.

Apenas em 2010 já foram cassados 12 gestores municipais. Desse total, 28 prefeitos continuam no cargo através de recursos no TSE e no próprio TRE-PI.

De acordo com o presidente, a aproximação das eleições gerais em outubro não irá impedir o TRE-PI de realizar os pleitos suplementares nos municípios de Dom Expedido Lopes, Campo Maior, Anísio de Abreu e Oeiras, cujo prefeito B.Sá(PSB) foi cassado nesta última segunda-feira(20/07), pela Corte.

“Os pleitos suplementares acontecerão este ano, estamos aguardando o ultimato do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), que analisa os casos em última instância”, frisa o desembargador.

Até o momento, os municípios de Francinópolis, Baixa Grande, Barras, Pimenteiras, São Pedro do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios e Isaías Coelho já escolheram os novos prefeitos. Apenas na cidade Coronel José Dias o colocado assumiu a cadeira, já que o vice não foi conseguido mais de 50% dos votos válidos.

Fonte: Com informações do Jornal Meio Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo