Circuito de Feiras valoriza Agricultura Familiar em São João do Arraial
Feira reuniu produtos típicos de seis municípios e incentiva renda no campo e empreendedorismo jovem
Nas barracas um pouco de tudo. Hortaliças, frutas, mel, azeite de coco babaçu, carnes, bebidas típicas e artesanato. Um evento com produtos da agricultura familiar de seis municípios do centro Norte e da capital do Estado.
A Feira de Agricultura Familiar e Projetos de Vida do Território dos Cocais teve como palco uma rua inteira do centro comercial de São João do Arraial, cidade distante 495
Evento grande, organizado, realizado em paralelo ao Festival Cultural de São João do Arraial, tradicional festa junina do município.
Em um mesmo espaço, cooperativas e associações de Teresina, São João do Arraial, Esperantina, Batalha, Piracuruca e Piripiri.
Representando Teresina, Ivani Gonçalves trouxe 16 sabores de licores para a Feira.
“Variedades de diferentes frutas como bacuri, tamarindo, cajá… Uma inovação, licores feitos com base em frutas regionais”, disse a feirante Ivani Gonçalves.
O objetivo, segundo a Secretaria de Agricultura Familiar Rejane Tavares, é ampliar a realização de feiras em todo o Piauí.
“Iniciativas como essa acontecem em universidades, bairros e condomínios de Teresina. Queremos descentralizar, levar para outras cidades do interior” informou a Secretaria de Agricultura Familiar Rejane Tavares.
Segundo o deputado Francisco Limma, mais de 300 feiras com esse modelo já foram realizadas no Piauí. “O que se denota é que essa é uma atividade que cada vez ganha mais força em todo o estado”, destacou o deputado.
A feira cria oportunidades e renda para quem produz no campo.
“Movimenta a economia local. São pessoas de várias cidades vendendo para clientes de diferentes cidades. Por isso apoiamos esse projeto, para ajudar quem precisa”, disse o prefeito Abdoral Martins, prefeito São João do Arraial.
Na barraca do Projeto de Vidas da Escola Família Agrícola dos Cocais, os estudantes aprendem na prática a disciplina educação financeira.
“O Projeto atende a mais de três mil estudantes de escolas públicas do Estado e do município. Eles aprendem a empreender na prática. Essa iniciativa transforma vidas”, disse o Coordenador do projeto, Erivaldo Rodrigues.
ASCOM