MEC: Ensino Médio do PI cumpriu metas e supera “herança do descaso”
A secretária nacional de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda, declarou ontem em Teresina que apesar de ter ficado na última posição no Ideb nacional, o Ensino Médio Público do Piauí cumpriu a meta de crescimento estipulada pelo Ministério da Educação e foi um dos que mais evoluiu no país.
Segundo ela, o Estado está superando uma “herança do descuido e descaso” deixada pelos governos anteriores e que somente em alguns anos os investimentos da atual gestão irão mostrar grandes saltos nos resultados no Ideb.
“Soube de críticas ao Ideb do Ensino Médio do Piauí. Mas isto é um grande erro, pois não estão levando em conta a evolução e os investimentos realizados, o que é básico para se avaliar. O Piauí evoluiu muito, cumpriu as metas. O problema é que antes a situação da educação no estado era muito incipiente e o Estado precisa superar este descaso do passado para começar, após alguns anos, a aparecerem os resultados. Muito foi feito durante os últimos anos, ao ponto de nos criar uma expectativa de que a educação do Piauí dará grandes saltos nos anos subseqüentes”, declarou a representante do MEC.
Maria Pilar explica que somente após a passagem de uma geração no ensino médio, com alunos também vindos de um ensino fundamental em progressivo desenvolvimento, é que o MEC pode definir se o Ideb reflete os resultados práticos das ações governamentais. “Na nossa avaliação observamos que o Estado está em franca evolução. Pegamos as notas anteriores, estipulamos uma meta e ela foi ultrapassada, mesmo com as terríveis dificuldades que o Piauí ainda tem para consertar”.
Em 2007 o Ideb do Ensino Médio do Piauí estava pouco acima de 1. Atualmente atingiu a nota 3,3. “Nos próximos anos esperamos resultados bem melhores no ensino médio, tendo em vista que os alunos que estão vindo do ensino fundamental, onde a resposta ocorre mais rapidamente, já estão mostrando excelentes resultados. Além disso, houve maciços investimentos em estrutura e capacitação de professores para receber estes alunos”, completa Pilar.