Religião

 Leão XIV recebe pálio e anel do Pescador em missa inaugural de papado; entenda os símbolos

Os itens foram entregues ao papa neste domingo (18) por três cardeais em frente ao altar na Praça de São Pedro, onde a missa foi celebrada

Na celebração da missa de entronização neste domingo (18), que inaugura oficialmente seu papado, Leão XIV, recebeu dois itens de poder simbólico e chamados de insígnias episcopais “petrinas”, o Pálio e o Anel de Pescador.

O Pálio é um pano branco feito de lã, que representa o papa como pastor à frente da Igreja Católica. O item foi colocado sobre os ombros do papa durante a missa. Já o Anel de Pescador, individual de cada papa, é um item importante para selar documentos. O anel terá uma figura de São Pedro no barco e seu nome, Leão XIV.

PÁLIO

O Pálio é um paramento litúrgico feito com lã de cordeiros que evoca Jesus Cristo, o Bom Pastor, que coloca sobre os ombros a ovelha perdida e a tríplice resposta de Pedro ao pedido de Jesus ressuscitado para cuidar de seus cordeiros e ovelhas.

O Pálio é chamado pelo Vaticano de “uma das mais evocativas” insígnias litúrgicas papais. A vestimenta é símbolo do bispo como o bom pastor e, ao mesmo tempo, do Cordeiro Crucificado pela salvação da raça humana.

ANEL DO PESCADOR

O Anel do Pescador é utilizado para autenticar documentos oficiais do Vaticano e tem um valor simbólico para o papa transmitir a fé —missão confiada a Pedro para confirmar seus irmãos. É chamado de “anel do Pescador” porque Pedro é o Apóstolo que, tendo acreditado na palavra de Jesus, lançou as redes do barco e realizou a pesca milagrosa.

É chamado “do Pescador” porque Pedro é o Apóstolo pescador, que realizou uma pesca milagrosa após ter acreditado na palavra de Jesus para jogar as redes da pesca no mar em uma passagem da Bíblia.

Por Ana Ilza Medeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo