Política

TRE-PI julga na segunda (19) possível substituição de Tatiana Medeiros na Câmara de Teresina

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) marcou para segunda-feira (19/05), às 14h, o julgamento da consulta encaminhada pela Câmara Municipal de Teresina sobre a possível substituição da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), presa desde 3 de abril.

A sessão deve esclarecer o prazo legal para considerar o cargo vago e permitir a convocação do suplente Leondidas Júnior.

Tatiana está custodiada há mais de 40 dias na Sala de Estado Maior do Quartel Geral da Polícia Militar. Segundo o Regimento Interno da Câmara, o afastamento precisa ultrapassar 60 dias para que o suplente assuma temporariamente a vaga. O parecer do TRE é aguardado para definir se esse prazo já se configura ou se a Casa deve aguardar o limite legal.

Entenda o caso:

Tatiana Medeiros foi presa durante a Operação Escudo Eleitoral, deflagrada pela Polícia Federal. A investigação apura a compra de votos nas eleições municipais de 2024 e aponta indícios de financiamento ilícito da campanha da parlamentar, supostamente com recursos oriundos de uma facção criminosa.

Segundo a PF, há suspeitas de que a vereadora tenha se beneficiado de desvios de recursos públicos por meio de uma organização não governamental, além de manter vínculo pessoal e político com um integrante da facção, que seria seu então namorado.

O julgamento no TRE pode abrir caminho para a convocação do suplente e reacender o debate sobre ética, responsabilidade política e a relação entre o poder público e o crime organizado.

180 Graus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo