Religião

VÍDEO: Em primeira coletiva, papa Leão XIV pede libertação de jornalistas presos

Pontífice destacou importância da imprensa na promoção da paz e se posicionou contra prisões dos que 'buscam contar a verdade' em primeiro encontro com a imprensa mundial

O papa Leão XIV fez um apelo pelo fim da polarizante “guerra de palavras” e pela libertação de jornalistas presos em diversos países, durante seu primeiro encontro com representantes da imprensa mundial, realizado na manhã desta segunda-feira (12) no Vaticano.

Em seu pronunciamento, o pontífice destacou o papel essencial da mídia na promoção da paz e na busca pela verdade, pedindo que os profissionais da comunicação atuem contra a polarização global.

 

“A paz começa com cada um de nós, com a forma como olhamos para os outros, ouvimos os outros e falamos sobre os outros. Nesse sentido, a maneira como nos comunicamos é de importância fundamental. Precisamos dizer não à guerra de palavras, de imagens”, afirmou Leão XIV.

 

Loading video

 

O papa Leão XIV destacou o papel fundamental dos jornalistas na cobertura de guerras e injustiças, ressaltando a importância de separar a comunicação do extremismo e do discurso de ódio. Segundo ele, é essencial promover uma comunicação que saiba escutar e dar voz aos que não são ouvidos.

O pontífice também retomou o tema da Inteligência Artificial, reforçando o apelo para que a tecnologia seja utilizada com “responsabilidade e discernimento” no campo da comunicação.

APLAUDIDO EM DIVERSOS MOMENTOS

O encontro do papa Leão XIV com a imprensa ocorreu em meio a uma intensa cobertura midiática no Vaticano, motivada pelo conclave. Durante a audiência, o pontífice foi aplaudido em diversos momentos e, ao final de seu discurso, fez questão de cumprimentar pessoalmente os jornalistas presentes.

Leão XIV também reforçou seu apelo pela libertação de jornalistas detidos ao redor do mundo, destacando a solidariedade da Igreja Católica com esses profissionais e sua luta pela liberdade de expressão.

 

“O sofrimento dos jornalistas presos desafia a consciência das nações e da comunidade internacional, convocando todos nós a salvaguardar o precioso dom da liberdade de expressão e de imprensa”, afirmou Leão XIV.

A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) calcula que em 1º de dezembro de 2024 havia quase 550 jornalistas presos no mundo e outros 55 que estavam sequestrados.

Por Fábio Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo