Polícia

DRACO indicia ‘Charmosa do 15’ e ‘Blogueira Marya’ por integrarem o PCC

As duas jovens são acusadas de usar as redes sociais para promover a facção, ostentando armas de fogo.

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) da Polícia Civil do Piauí indiciou as “influencers” Maria Eduarda da Silva Sousa, mais conhecida como “Charmosa do 15”, e Maria Eduarda Pereira de Oliveira, a “Blogueira Marya”, acusadas de integrarem O núcleo da facção criminosa Primeiro Comando da Capital em Teresina (PCC).

Elas foram indiciadas nessa quinta-feira (08) pelo delegado Júlio César.

As duas jovens são acusadas de usar as redes sociais para promover a facção, ostentando armas de fogo e fazendo apologia a crimes violentos, como tráfico de drogas e posse ilegal de armas.

No decorrer da investigação, a polícia identificou os perfis das duas acusadas no Instagram, @__charmosaah_01 e @maryaoliveira659, já desativados, por onde elas faziam as postagens demonstrando práticas criminosas.

Charmosa do 15

Maria Eduarda Sousa, 18 anos, foi presa três vezes pelo DRACO somente neste ano. No dia 28 de março, ela foi presa temporariamente por ordem judicial, durante operação policial, e segue detida.

 

 

Em sede de interrogatório, Maria Eduarda confessou ser integrante do PCC e admitiu o uso das redes sociais para difundir os conteúdos criminosos. Ela também relatou envolvimento em outros atos ilícitos, como ações coordenadas de roubo, receptação e ocultação de bens oriundos de crime patrimonial.

A acusada admitiu ter auxiliado na ocultação de bens subtraídos em assalto praticado por outros membros da facção em um supermercado. Segundo a polícia, ela também ajudou na fuga de dois alvos de operação do DRACO.

Blogueira Marya

De acordo com o DRACO, Maria Eduarda Oliveira, 20 anos, possui histórico criminal e responde a processos pelas práticas de constituir organização criminosa e receptação, além de compartilhar conteúdos de apologia ao crime nas suas redes sociais. Um dos registros que ganhou notoriedade foi uma foto que a acusada postou nos stories do Instagram, ostentando uma pistola.

Maria Eduarda Oliveira ainda não foi localizada pela polícia.

Conclusão do inquérito

O delegado Júlio César Ribeiro concluiu que as duas jovens incorreram no crime de constituir organização criminosa, pelo qual foram indiciadas. “Maria Eduarda da Silva Sousa operava na logística de crimes patrimoniais, ocultando produtos de roubos e auxiliando na fuga de comparsas durante operação policial, enquanto Maria Eduarda Pereira de Oliveira utilizava seus perfis digitais para promover a facção, fazendo uso estratégico das redes sociais para difundir sua ideologia, ostentar armamento e normalizar condutas criminosas, reforçando o poder simbólico do grupo junto à comunidade”, destacou a autoridade policial.

Prisão temporária prorrogada

No dia 24 de abril, o juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, prorrogou por mais 30 dias a prisão temporária de Maria Eduarda Sousa, a “Charmosa do 15”.

Notícias relacionadas

GP1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo