JURI POPULAR:Conselho de sentença condena cinco detentos por homicídio ocorrido no ano de 2015 na Penitenciária de Esperantina
Assassinato ocorreu no dia 30 de novembro do ano de 2015 no interior do pavilhão da Penitenciaria Regional Luis Gonzaga Rebelo
O conselho de sentença, condenou na noite da última terça-feira (29/04), no plenário da Comarca de Esperantina, Dr. Themistocles Sampaio, 05 (cinco) detentos pelo assassinato do presidiário, Juliano dos Santos Melo, fato ocorrido no interior do pavilhão “B” cela “A”, da Penitenciaria Regional Luis Gonzaga Rebelo no município.
Juliano dos Santos, foi morto exatamente por volta das 09:00 horas, no dia 30 de novembro do ano de 2015, atingido com diversas perfurações de ferro pontiagudos (vergalhões).
Vale ressaltar que dos 06 (seis) detentos que foram julgados durante o júri popular, 05 (cinco) deles foram condenados e apenas 01 (um) foi absolvido.
Confira a relação, abaixo:
Marcos João Damasceno Neto – 22 anos e seis meses de reclusão em regime fechado;
Carlos Eduardo Machado – 22 anos e seis meses de reclusão em regime fechado;
Antônio Marcos Alves da Silva – 22 anos e seis meses de reclusão em regime fechado;
Francisco das Chagas Alves de Sousa – 23 anos e três meses de reclusão em regime fechado;
Máximo José Costa dos Reis – 23 anos e três meses de reclusão em regime fechado;
Já o detento, Francisco Mendes da Silva, foi o único a ser absolvido pelo conselho de sentença.
Em tempo, os detentos, conhecido no mundo do crime como: Capitão Sujeira, Estopinha, Brega, Carcará, dentre outros, já cumprem pena no presidio por diversos tipos de delitos, a exemplo de roubo, assalto a mão armada e até homicídio.
Lembrando que o Juri Popular, foi presidido pelo Juiz de Direito, Rostonio Uchôa Lima Oliveira, da 1ª Vara da Comarca de Esperantina.
Já o Ministério Público Estadual do Piauí (MPPI), foi representado na oportunidade pelo Promotor de Justiça da área Criminal Dr. Rômulo Paulo Cordão.
Veja alguns registros do Juri Popular, abaixo: