Sociedade

MEC divulga notas do IDEB e Esperantina tem resultado positivo

AlunosO MEC (Ministério da Educação) divulgou recentemente, as notas do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que mede a qualidade da educação no Brasil.

O IDEB é a “nota” do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.

Criado em 2007, o IDEB serve tanto como diagnóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade de recursos.

Em todos os níveis avaliados, o rendimento escolar, que mede a taxa de aprovação dos alunos, aumentou de 2005 para 2009. Também houve um aumento nas notas da Prova Brasil, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática.

No IDEB de 2009, divulgado neste ano, a nota do Brasil está em 4,6 no primeiro caso e em 4,0 no segundo. A Nota média do Nordeste foi 3,8 e a do Estado do Piauí foi 4,0.

Confira o resultado do município de Esperantina na Rede Municipal de Ensino.

Ensino Fundamental (séries de 1ª a 4ª), em 2005 a nota foi 3,2 em 2007 caiu para 3,0 e em 2009 aumentou para 3,2.

Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), em 2005 a nota foi 2,3 em 2007 aumentou para 2,6 e em 2009 aumentou para 3,0.

O IDEB mede a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas com base na nota da Prova Brasil e nos índices de reprovação. No ano passado, a Prova Brasil foi aplicada nos anos iniciais do ensino fundamental em 5.467 municípios para 2,5 milhões de alunos. Nos anos finais, a prova foi aplicada em 5.498 municípios para 2 milhões de alunos. Também participaram da avaliação 56,3 mil alunos do 3° ano do ensino médio em 750 escolas.

Somente 0,09% dos municípios (cinco entre 5.498) atingiram a nota 6, considerada meta, no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas. É o que revela a análise dos dados por cidades divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação). Nos anos iniciais, a situação é um pouco melhor: 405 de 5.467 municípios avaliados – 7,4% do total – já chegaram à meta.

O município melhor colocado no Brasil foi Jeriquara (SP) que obteve a nota 6,6. Veja o ideb de seu município acessando http://www.inep.gov.br/default_portal.htm.

Colaboração: Carlos Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo